sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fluxo Ibovespa encerramento mensal 30/10/09

Ahhh, esse tal mercado adora pregar peça nos desavisados. Um dia cai fortemente, no seguinte sobe como foguete e hoje novamente queda. Mas é aí ? O que tem de novo então ??? É o que realmente estávamos achando curioso no dia de ontem. O fluxo, sim ele. Não veio. Não compraram. Então ??? Pluft.

Como acompanhamos diariamente, tivemos hoje a verdadeira intensão da gringolândia. Ibov fechou em queda calçado pelo nono dia seguido de fluxo vendedor por parte "deles" (409 milhões). A saída é tão voraz quanto a entrada. O smart money não perdoa. Olho vivo.

Assinalamos no gráfico possíveis pontos de inflexão do mercado, onde esta relação índice x fluxo pode servir de parâmetro para análise evolutiva.




Observamos pelo gráfico oficial dos investidores estrangeiros divulgado pela BM&F/Bovespa abaixo, que já são 3.5bilhões em vendas desde o topo alcançado no dia 19/Outubro.

* Lembrando que por norma interna da BM&F/Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias de atraso conforme gráfico acima.

Fluxo Petr4 - encerramento mensal 30/10/09

Petr4 fechou dia de hoje com 110milhões em vendas. No semanal acumulou 349milhões negativos confirmando divergência anterior. No mensal teve 526milhões de fluxo negativo, sendo este o maior volume em vendas mensais desde o início do acompanhamento.



Fluxo Vale5 - encerramento mensal 30/10/09

Vale5 encerrou sexta com fluxo negativo em 41milhões. No semanal fechou vendedora em 248milhões, confirmando divergência anterior. No mensal completamos terceiro mês seguido de saída de fluxo pela gringolândia (191milhões) e uma interessante divergência em relação aos preços durante estes períodos.



FLUXO INTRADAY 30/10/09: Ibov, Petr4, Vale5

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fluxo Ibov, Petr4 e Vale5 - encerramento pregão 29/10/09

Tudo muito esquisito hoje heim ??? Índice em alta e mercado externo também. Notícias boas vindas da economia dos EUA e por aqui "eles" pareciam estar de feriado. Nem pra lá... nem pra cá... Vamos ver no que vai dar.

Após dia intenso de queda ontem, Ibov hoje teve dia de maior alta desde 04/Maio. Interessante é que gringolândia não moveu uma palha para dar sustentação a tal movimento. Fecharam o dia praticamente estáveis com apenas 17milhões de fluxo vendedor. Fato no minimo "curioso". Olho vivo.


Petr4 encerrou mais um dia de fluxo negativo em 5milhões, divergindo em relação aos preços.


E no caso de Vale5, tivemos fluxo comprador em 50milhões no dia de hoje.

FLUXO INTRADAY 29/10/09: Ibov, Petr4, Vale5

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fluxo Ibovespa encerramento pregão 28/10/09

Hoje mais 449milhões em vendas. Seguimos a mercê da direção do smart money. Vamos ver até onde vai tal movimento corretivo que, por enquanto, está calçado pelo comportamento da gringolândia.

Segue abaixo nosso gráfico desde o início do acompanhamento da gringolândia em nosso índice. Assim podemos identificar relação saída de fluxo e seus acontecimentos similares ao longo do tempo. O mais recente ocorrido nesta intensidade foi em fev/09. Vamos seguindo, sempre de olho neles.


Fluxo Petr4 - encerramento pregão 28/10/09

Petr4 mesma situação da co-irmã. Vendas em milhões: diário (94), semanal (234) e mensal (374). Este último agora alinhado em relaçao aos preços.



Fluxo Vale5 - encerramento pregão 28/10/09

Vale5 seguindo intenso fluxo vendedor. Vendas em milhões: diário (156), semanal (257) e mensal (148). Este último ainda com divergência em relação aos preços.




FLUXO INTRADAY 28/10/09: Ibov, Petr4, Vale5

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fluxo Ibovespa encerramento pregão 27/10/09

Como no jargão "contra fluxos não há argumentos".

Dados: 1.8bi vendas de fluxo pelas corretoras estrangeiras desde o topo indicado e maior sequência corretiva em volume de vendas desde fev/09.

Resolveram embolsar os lucros e continuam a caminhada. Já vinham sinalizando isto em nossas blue chips. Mercado futuro indicou alta na semana passada mas os fluxos no a vista estão constantes na venda. Deles certamente são realizações de lucros e tomara que de muita gente também. Vamos acompanhando e olho vivo.


Fluxo Petr4 - encerramento pregão 27/10/09

O mesmo que disse para co-irmã.



Fluxo Vale5 - encerramento pregão 27/10/09

As vezes é melhor a imagem ...



FLUXO INTRADAY 27/10/09: Ibov, Petr4, Vale5


Errata: Saldo final Vale5, 95milhões vendas e não 87milhões conforme postado anteriormente.


Fluxo Ibov, Petr4 e Vale5 - encerramento pregão 26/10/09

Tivemos nesta segunda fluxo negativo no Ibov, Petr4 e Vale5, todos divergindo em relação aos preços. Seguimos movimento de realização de lucros por parte da gringolândia no mercado a vista, já que no mercado futuro já sinalizaram possibilidade de continuação altista. Seguimos de olho.




segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FLUXO INTRADAY 26/10/09: Ibov, Petr4, Vale5

Atenção: Devido problemas no sistema megabolsa, a primeira parcial refere-se aos dados apurados antes do travamento do sistema e não o nosso costumeiro as 12:30.


sábado, 24 de outubro de 2009

Mercado Futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 23/10/09

Mercado futuro dá sinais de realização breve e retomada para mais altas da bolsa.


- Fato "histórico":

Após cinco meses de congestão no saldo de posição compradora em aberto pela gringolânida no Ibovespa futuro, esta semana tivemos uma agradável surpresa, o rompimento desta faixa sinalizada no gráfico.

Desde o início de nosso acompanhamento no saldo dos contratos no mercado futuro em Agosto/08, tivemos duas máximas atingidas nesta semana, a primeira no saldo positivo de contratos em aberto com 47.478 e a segunda no número de contratos comprados em 85.299. E por qual motivo estariam mais compradores ainda na posição de saldo no Ibovespa futuro ? Será que seria somente hedge ?

Bom, se fosse somente função hedge alguém poderia me ajudar a entender o motivo que, pelos gráficos analisamos, estavam no alge da crise em Outubro/08 com cerca de 40mil contratos abertos de saldo negativo. Esta posição vem subindo constantemente desde então e já acumula mais de 47mil contratos de saldo na posição compradora.

Sabemos que os grandes fundos utilizam o mercado futuro ibovespa para hedge em relação ao mercado a vista e o dólar, onde é sua principal funcionalidade. Agora não podemos nos esquecer que a alta recente da bolsa iniciada praticamente um ano atrás, fez com que as posições em aberto de índice bovespa não funcionassem exclusivamente para seu propósito principal conforme vemos claramente no gráfico.

Só esclarecendo para nossos novos leitores e seguidores do blog, criamos uma discussão saudável de comportamento, onde reintero que tal comportamento da gringolândia no mercado futuro para Ibovespa já havia sido questionado em nosso post de 15 de agosto, podendo ter a mesma analogia no fato ocorrido nesta semana.


- Comportamento na semana:

Bom após este fato "histórico" comentado acima nos contratos futuros de índice bovespa, observamos que no caso do saldo de contratos futuros de dólar tivemos alta na semana e esbarramos na faixa de topo da congestão que encontra-se por volta dos 80mil contratos. Após este teste, recuaram nos últimos três dias da semana. Por fim os juros que nesta semana deram uma aliviada na posição compradora, mas ainda encontram-se em clara tendência de alta de curto prazo.


- Variações semanais:

* Ibovespa : Aumento de 12.477 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 47.478.
* Dólar : Aumento de 47.803 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 69.112.
* Juros : Redução de 38.465 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 667.105.


Dúvidas em relação a dinâmica dos contratos futuros podem acessar tópico que trata sobre assunto com introdução breve.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fluxo Ibovespa encerramento semanal 23/10/09

E não é que nosso ministro Mantega no mínimo deu uma esfriada no apetite dos estrangeiros pelo nosso mercado ?

Desde o anúncio da taxação do capital estrangeiro em 2%, cobrada através do imposto sobre operações financeiras (IOF), divulgado na segunda(19) pelo governo após o pregão, gringolândia resolveu por um fim ao apetite comprador que estávamos observando desde o início do mês.

Fechamos nosso terceiro dia consecutivo de fluxo vendedor (108milhões), fazendo com que todo apetite observado no início da semana fosse revertido. Lembrando que continuaram a vender nos dois últimos pregões onde o Ibov trabalhava no campo positivo. Vamos ver até onde vai tal movimento corretivo desencadeado pela "tal taxação" ou mera realização de lucros. Olho vivo.



No fluxo oficial divulgado pela BM&F/Bovespa até dia 23, tivemos os dois últimos dias de realizações conforme já sinalizava o fluxo das corretoras estrangeiras já abordado, somando quase 1.8bilhões em vendas após taxação conforme gráfico abaixo.

* Lembrando que por norma interna da BM&F/Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias de atraso conforme gráfico acima.

Fluxo Petr4 - encerramento semanal 23/10/09

Petr4 seguiu correção de fluxo pelo segundo dia consecutivo (52milhões) e quarto na semana, fechando período com 236milhões em vendas e divergência em relação aos preços. Segue no mensal com 140milhões negativos, persistindo divergência em relação aos preços.



Fluxo Vale5 - encerramento semanal 23/10/09

Vale5 em mais um dia de fluxo vendedor (78milhões), encerrou semana com 352milhões negativos de fluxo, sendo quatro dos cinco dias da semana. Superou em mais que o dobro volume comprador da semana anterior e fechou divergindo em relação aos preços. No mensal segue fluxo positivo em 109milhões.