segunda-feira, 5 de abril de 2010

Balanço Março/2010

Divulgado hoje pela BM&F/Bovespa a participação dos investidores na Bovespa para o mês de março. Após vendas nos dois primeiros meses do ano, apontamos direção ascendente no fluxo para os investidores estrangeiros no mês, anulando divergência observada no período anterior. A ressalva que nos faz acompanhar de perto tal movimento é que estamos nos aproximando dos níveis de preços históricamente observados e o fluxo ainda não acompanha com mesma intensidade. O fato de estarem na ponta de compra é muito importante para manutenção desta tendência, sendo acompanhamento da evolução essencial.

No embate dos 19 períodos de compras e 19 de vendas desde o início do estudo em Jan/07, encerramos este mês com desempate a favor da ponta de compra com 20 períodos e volume maior que a média destes.


Fluxo oficial investidores estrangeiros Março/2010 acumulou 3.150bilhões em compras conforme evolução diária apontada no gráfico abaixo.


Em nosso gráfico relacionando investidores x corretoras estrangeiras, Março foi marcado pela retomada da rotina de normalidade no sentido para ambos. Notamos que em dois terços do período observado durante o estudo, caminhamos neste mesmo sentido, com exceção a forte divergência sequencial durante o período de crise nos mercados em 2008. Vamos seguindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.