domingo, 31 de outubro de 2010

Reflexão comportamento histórico ativos cobertos no blog

Com encerramento do mês de Outubro e praticamente dois anos de acompanhamento de fluxo para ativos cobertos no blog (com exceção de Itub4), fizemos um paralelo semanal e mensal entre fluxo x preços para identificar relação de comportamento histórico no fluxo gringo.

Ativos com escrita em vermelho possuem comportamento baixista de fluxo durante o período do estudo, bem como azul para os de comportamento altista.

PETR4

Vem sofrendo bastante com fluxo vendedor e novamente engata tendência na semana. Na periodicidade mensal, temos movimento vendedor iniciado desde topo alçancado em Set/09 e tal pressão vem influenciando negativamente o comportamento dos preços no ativo.


VALE5

Nova semana de recuperação de fluxo sendo seis das últimas sete neste sentido. Alcançamos região de fundo de fluxo deixada na semana de 10/Jul. Na periodicidade mensal, tivemos maior fluxo comprador no ativo desde Jul/09, aliviando tendência de vendas iniciada na ocasião e ajudando na valorização recente dos preços.


BVMF3

Retoma movimento comprador na semana com volume interior às vendas anteriores. Pela periodicidade mensal, percebemos que o fluxo iniciou arrancada vigorosa em Abr/10 e já acumula desde então cerca de 1bi em compras com valorização observada também nos preços.


ITUB4

Ativo interrompe seis semanas de fluxo positivo após intenso movimento iniciado na semana de 27/Ago. Já o gráfico mensal aponta quarto mês de fluxo positivo após sete meses de comportamento lateral, sendo acompanhado pela movimentação ocorrida nos preços.


GGBR4

Fluxo de realização após sequência compradora anterior deixa continuidade de tendência baixista observada desde topo de fluxo em 15/Jan. No gráfico mensal ativo vem corrigindo gradativamente intenso volume comprador que durou de Mar a Out/09. Comportamento também identificado pelo comportamento dos preços.


OGXP3

Ogx novamente fechou semana com maior movimento vendedor desde a semana de 13/Ago. Interessante que a última evolução dos preços para o ativo não foi acompanhada pelo fluxo. Em relação a periodicidade mensal, temos gráfico fluxo x preços bastante divergente onde apontam cada um para uma direção. Comportamento deixa um pé atrás quanto a atratividade do fluxo externo neste ativo que tem uma trajetória de preços altista bastante vigorosa.

2 comentários:

  1. Parabens Renato.

    Pessoas como voce merecem toda a atenção e sucesso.

    Como já postei mais de uma vez, não deixo de ler a apreciar seus ótimos comentários.

    São sempre colocados de forma profissional e muitas vezes divertida. Tambem, ao longo desse tempo, agregou mais e mais informações.

    Para aqueles que chegam hoje e não conhecem seu trabalho, recomendo uma passada diaria.

    Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto,

    O desejo de sucesso é reciproco e muito legal teu elogio. Gostaria de compartilhar o parabéns a todos que fazem parte do nosso espaço pelo empenho e dedicação nas postagens e leituras de informações úteis neste complexo mundo do mercado financeiro.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.