quinta-feira, 24 de março de 2011

Reflexão: Movimentação estranha

Para os novos leitores e os que já acompanham nosso trabalho no blog, fizemos um comparativo dos dados extraídos diariamente das corretoras estrangeiras acompanhadas (Morgan, Credit, Ubs, Hed.Griffo, Merrill, JP, Finabank e Deutsche) e o divulgado com delay pela bolsa no que diz respeito a este universo de fluxo estrangeiro.

Nos últimos dois meses estamos enfrentando uma rotina bastante incomum em relação ao fluxo das corretoras estrangeiras acompanhadas e dos investidores estrangeiros divulgados pela própria bolsa.

Foram analisados 34 pregões compreendendo 01/Fev a 22/Mar. Destes tivemos 50% de divergência entre fluxo corretoras x investidores conforme gráfico abaixo. Apenas uma destas divergências foi altista e as outras 16 baixistas, totalizando movimentação em 5bilhões.


Assinalamos abaixo o atual período da bolsa em relação a acentuação da divergência de fluxo apontada. No ano, estamos com fluxo corretoras estrangeiras em +5,7bi, enquanto os investidores estrangeiros acumulam 2.6bi em vendas.


Veja abaixo que o motivo desta explanação é que este mesmo movimento ocorreu durante a crise de 2008 na movimentação mensal destes participantes e gerou boa movimentação de correção do mercado.


O intuito deste post é informar. Não sejamos ingênuos o suficiente para apontar que comportamentos sempre se repetem no mercado. No entanto, não custa nada agente acompanhar o desenrolar destes acontecimentos e preparar com mais zelo o gerenciamento do nosso capital para tentar sempre colher bons frutos do mercado.

4 comentários:

  1. Excelente explanação, prabéns pela correlação, mesmo que a mesma não ocorra, mas o gerenciamento de risco é fundamental

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Ótima observação! Mais um motivo para ficar com um olho no gato e outro no peixe. Acho prudente no mínimo uma redução de exposição em renda variável por parte dos invsetidores.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Carlos,

    O intuito é este mesmo, informar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. FI,

    Atentos sempre, nunca é demais.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.