sábado, 29 de janeiro de 2011

Fatos externos da semana 28/01/11

Semana de indicadores mistos no mercado americano com mais uma decisão pela manutenção de juros e primeira prévia do Pib 4t2010 indicando aceleração, apesar de expectativa maior do mercado.

Tivemos outros indicadores como o crescimento da confiança do consumidor medidos pelo Conference Board e Universidade de Michigan.

No consumo, redução para os pedidos de bens duráveis.

No mercado imobiliário, estabilidade para vendas de casas existentes e novas. Neste último observamos que o volume negociado ainda é cerca de um terço do valor médio alcançado antes do período da crise em 2008

Pelos titulos do governo americano (treasuries) abaixo, percebemos que o cenário de curto prazo já aponta maior demanda para os de dois anos ante aos de dez dando tom de maior aversão recente.


Após mínimas históricas, o indicador de volatilidade (Vix) assanhou-se com intensa valorização de sexta influenciando na evolução semanal. Será que vem por aí a tal correção do mercado por lá ?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fluxo Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4 e Ogxp3 - encerramento pregão 26/01/11

Gringolândia pressionando nosso mercado !!!

Em mais um dia vendedor por parte das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog, continuamos cenário corretivo no índice acompanhado pela evolução de fluxo do smart money.



Semana curta e vendas reinando para os ativos cobertos com exceções em bvmf3 e ogxp3, conforme abaixo.

FLUXO INTRADAY 26/01/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mercado Futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 21/01/11

Intensificaram perspectivas de correção.

Comportamento na semana:

Investidores estrangeiros atuam em outro rumo através da evolução para os saldos em aberto no mercado futuro.

No ibovespa futuro, intensa correção e terreno negativo alcançando menor nível desde 16/Dez/08. No dólar futuro, movimento de apreciação vem se desenhando após pressão e medidas federais para contenção de queda. Já o tão esperado ciclo de alta para os juros, que vinha precificado após boom de virada do ano, se concretizou com decisão divulgada pelo BC na quarta.

Ibovespa - Terreno negativo prevalecendo em zona de bastante atenção.

Dólar - Zigue-zague ascendente de curto prazo com redução de posições vendidas e aproximação de nível zero.

Juros - Após boom desenhado, formando região de estabilidade.

Variações semanais :


* Ibovespa : Redução de 22.065 contratos no saldo de posição comprada e inversão - Saldo sexta: (19.757).
* Dólar : Redução de 3.145 contratos no saldo de posição vendida - Saldo sexta: (21.469).
* Juros : Redução de 178.999 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 1.838.877.




Dúvidas em relação a dinâmica dos contratos futuros podem acessar tópico que trata sobre assunto com introdução breve.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Fluxo Ibov - encerramento semanal 21/01/11

Gringolândia resolveu corrigir movimentação ascendente de fluxo e fechou com maior volume vendedor desde a semana de 30/Abr/10.


No gráfico diário, continuamos acompanhando evolução descendente do fluxo oficial investidor estrangeiro, sinalizado pelas corretoras estrangeiras, que até agora acumulou 653milhões em vendas após último topo ocorrido no dia 12.



Saldo oficial investidores estrangeiros em Janeiro (até dia 19), acumula 1.86bi em compras.

* Por norma interna da BM&F Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias úteis de atraso.

Fluxo Petr4 - encerramento semanal 21/01/11

Petr4 deu uma parada na extensa evolução ascendente de fluxo observada recentemente no ativo, após aproximar-se do último topo no fluxo semanal acumulado ocorrido em 12/Mar/10.

Fluxo Vale5 - encerramento semanal 21/01/11

Vale5 encerrou quarta semana consecutiva de fluxo comprador ajudando na valorização ocorrida para os preços. Ativo aproxima-se da região de topo no fluxo semanal acumulado ocorrido em 07/Ago/09.

Fluxo Bvmf3 - encerramento semanal 21/01/11

Bvmf vem desenvolvendo fluxo bastante lateral desde o topo de 15/Out/10 e preços com intensa correção desde então.

Fluxo Itub4 - encerramento semanal 21/01/11

Ativo com maior pressão vendedora desde a semana de 29/Out/10, com movimentação bem mais intensa na evolução percebida para os preços.

Fluxo Ggbr4 - encerramento semanal 21/01/11

Ggbr4 continuou correção de fluxo pela segunda semana consecutiva e maior volume observado desde a semana de 24/Set/10.

Fluxo Ogxp3 - encerramento semanal 21/01/11

Ogx fechou segunda semana consecutiva de fluxo vendedor acompanhada pelos preços. Ativo continua trajetória descendente de fluxo pela gringolândia após topo alcançado em 06/Ago/10.

Fatos externos da semana 21/01/11

Com dados econômicos na China mostrando que o vigor daquela economia é impressionante, tivemos produção industrial e vendas no varejo ajudando na formação do Pib perto novamente dos dois dígitos (9,8) no último trimestre de 2010.

No cenário americano, destaques para produção industrial em alguns distritos com menor crescimento e indicadores mensais do mercado imobiliário divergentes. Queda para construção de casas novas apesar do aumento na concessão de alvarás. Será influência do rigoroso inverno ?

Conforme gráfico abaixo dos treasuries americanos (títulos do governo), continuaram redução na procura para os curto e longo prazos na semana.


Após trabalhar em níveis mínimos históricos, Vix encerrou semana com boa valorização.

Em um comparativo VIX x DJones (que engloba as trinta maiores empresas americanas), percebemos que toda vez que tivemos cotações mínimas para o indicador de volatilidade, tivemos posteriormente correções para o mercado daquele país. Vamos de olho nos próximos passos já que estamos em níveis mínimos do tal índice medonho.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fluxo Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4 e Ogxp3 - encerramento pregão 19/01/11

Oh Motorista. Pare o ônibus que eu quero descer !!!

Gringolândia via investidores estrangeiros deu uma parada na onda compradora com pico de volume positivo ocorrido no dia 12, conforme mencionado hoje no twitter.

Já as corretoras estrangeiras acompanhadas tiveram o Ubs Pactual liderando ponta de venda no dia de hoje. Vale ressaltar que até então era o maior comprador recente do índice deste grupo desde início de Dezembro. Vamos agora ficar atentos para ver até onde irá este movimento.

Fizemos um paralelo de comportamento do Ibov nos últimos quinze meses onde tivemos algumas ocorrências de pico nos preços sendo acompanhadas por picos de fluxo, com exceção do pico observado para os preços em Nov/10.



Nos ativos cobertos no blog somente Vale5 e Ogxp3 seguindo curso de fluxo positivo na semana.

FLUXO INTRADAY 19/01/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

domingo, 16 de janeiro de 2011

Evolução semanal fluxo x preços 14/01/2011: Ibov

Gringolândia, através das corretoras estrangeiras acompanhadas, completou terceira semana consecutiva de sequência compradora.

Na evolução diária do fluxo oficial investidores estrangeiros, tivemos evolução ascendente iniciada em 26/Mai/09 acumulando 12,5bilhões positivos contra 6,3bilhões na evolução contrária anterior.



Saldo oficial investidores estrangeiros, divulgado pela BMF/Bovespa, acumula em Janeiro 2,5bilhões em compras (até dia 12).

* Por norma interna da BM&F Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias úteis de atraso.

Evolução semanal fluxo x preços 14/01/2011: Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4 e Ogxp3

Onda compradora continua em Petr4 e Vale5. Bvmf3, Itub4 e Ggbr4 deram parada na ponta de compra e Ogxp3 com vendas da semana, faz novo fundo no fluxo acumulado desde início do estudo.







sábado, 15 de janeiro de 2011

Fatos externos da semana 14/01/11

Continuam ondas positivas com melhora para indicadores da economia americana.

Apesar das vendas do varejo virem positivas mesmo abaixo da expectativa de mercado, nesta semana foram divulgados dados da produção industrial em base mensal com melhor desempenho desde Ago/10, dando sequência na recuperação da taxa de capacidade utilizada neste segmento que vem crescente desde o nível mais baixo dos últimos dez anos alcançado em Jul/09.

Tivemos valorização dos títulos do governo americano de longo prazo (10 anos) com redução para os de curto (2 anos).


Novamente redução semanal do indicador de volatilidade VIX (índice do medo), trabalhando próximo às mínimas para o indicador.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FLUXO INTRADAY 10/01/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

"Bandidos" e "Mocinhos" da gringolândia: Petr4 - Cadê as vendas ???

Após observarmos evolução bastante ascendente de fluxo em Petr4 nos últimos meses, fizemos estudo com comportamento das corretoras estrangeiras no ativo após percebermos praticamente zeramento das posições vendedoras iniciadas em Março do ano passado.

Segue abaixo quadro com evolução mensal e de cada corretora acompanhada para servirmos de parâmetro comparativo da evolução dos preços do ativo já que a trajetória descendente foi bastante acompanhada pelo fluxo e o inverso ainda não ocorreu com mesma intensidade.