quarta-feira, 30 de março de 2011

Fluxo Ibov - encerramento pregão 30/03/11

Gringolândia continua "saindo de fininho" enquanto movimento observado pelas corretoras estrangeiras acompanhadas no blog segue bastante vigoroso. Vamos de olho vivo.


Continuamos observando divergências apontadas conforme abaixo.

FLUXO INTRADAY 30/03/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

sexta-feira, 25 de março de 2011

Evolução diária: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

Segue abaixo evolução de fluxo corretoras estrangeiras acompanhadas x preços para o índice e ativos cobertos no blog nesta semana (21 a 25/03/2011).

FLUXO INTRADAY 25/03/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

quinta-feira, 24 de março de 2011

Reflexão: Movimentação estranha

Para os novos leitores e os que já acompanham nosso trabalho no blog, fizemos um comparativo dos dados extraídos diariamente das corretoras estrangeiras acompanhadas (Morgan, Credit, Ubs, Hed.Griffo, Merrill, JP, Finabank e Deutsche) e o divulgado com delay pela bolsa no que diz respeito a este universo de fluxo estrangeiro.

Nos últimos dois meses estamos enfrentando uma rotina bastante incomum em relação ao fluxo das corretoras estrangeiras acompanhadas e dos investidores estrangeiros divulgados pela própria bolsa.

Foram analisados 34 pregões compreendendo 01/Fev a 22/Mar. Destes tivemos 50% de divergência entre fluxo corretoras x investidores conforme gráfico abaixo. Apenas uma destas divergências foi altista e as outras 16 baixistas, totalizando movimentação em 5bilhões.


Assinalamos abaixo o atual período da bolsa em relação a acentuação da divergência de fluxo apontada. No ano, estamos com fluxo corretoras estrangeiras em +5,7bi, enquanto os investidores estrangeiros acumulam 2.6bi em vendas.


Veja abaixo que o motivo desta explanação é que este mesmo movimento ocorreu durante a crise de 2008 na movimentação mensal destes participantes e gerou boa movimentação de correção do mercado.


O intuito deste post é informar. Não sejamos ingênuos o suficiente para apontar que comportamentos sempre se repetem no mercado. No entanto, não custa nada agente acompanhar o desenrolar destes acontecimentos e preparar com mais zelo o gerenciamento do nosso capital para tentar sempre colher bons frutos do mercado.

FLUXO INTRADAY 24/03/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

domingo, 20 de março de 2011

Fatos externos da semana 18/03/11

Dando continuidade a monitoração do mercado japonês, a consequência do tremor encontrou ainda na semana nova "tsunami" de vendas. Neste caso ondas negativas foram para os ativos daquele país com base nas destruições causadas e perspectivas de custos na reestruturação. Perderam pouco mais de mil pontos no índice e aproximaram dos níveis de preços alcançados em Nov/09 e Ago/10.


No mercado americano mais uma reunião de manutenção para taxa de juros, onde aumento da inflação ao produtor divulgada ainda não refletiu com mesma intensidade o repasse ao consumidor. Para produção industrial tivemos crescimento em algumas regiões e queda no indicador geral. No mercado imobiliário continuam patinando com queda pelo segundo mês consecutivo na concessão de alvarás e menor nível desde Mai/09 para construções casas novas.

Os treasuries continuam sendo procurados como refúgio dos investidores e tiveram nova queda de prêmio pago na semana.

O Vix (indicador de volatilidade) do mercado americano continuou sua trajetória ascendente com correção percebida no mercado.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Evolução diária: Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

Segue abaixo evolução de fluxo x preços para ativos cobertos no blog nesta semana (14 a 18/03/2011).

FLUXO INTRADAY 18/03/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

Atenção: Foram excluídas as movimentações das corretoras estrangeiras acompanhadas na operação de OPA de Vivo3, que totalizou 1.2bilhões.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Fluxo Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4 e Ogxp3 - encerramento pregão 16/03/11

Gringolândia mudou sentido do fluxo no mês e apresenta correção por parte dos investidores estrangeiros, divergindo do comportamento observado pelas corretoras estrangeiras acompanhadas no blog.

Conforme já salientamos em nosso último balanço mensal, muito prudente acompanharmos de perto esta movimentação divergente entre corretoras e investidores estrangeiros.


No comparativo abaixo, dos últimos 28 pregões tivemos 14 divergentes entre fluxo corretoras e investidores estrangeiros. Destes 13 foram baixistas, totalizando 3.7bilhões.


Segue abaixo evolução diária fluxo x preços para os ativos cobertos no blog.

FLUXO INTRADAY 16/03/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

domingo, 13 de março de 2011

Mercado Futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 11/03/11

Continuam precavidos contra "terremotos" no mercado.

Comportamento na semana:


Continuamos movimento de grande proteção dos estrangeiros no mercado futuro com pequena redução de saldo vendido para os contratos futuros ibovespa e dólar. Nos juros reduziram quantidade excessiva de sobrecompra após mais um aumento da taxa básica na última reunião.

Ibovespa - Terreno bastante negativo ainda prevalece travando possibilidade de melhora significativa para o mercado.

Dólar - Gradativamente vem diminuindo posições vendidas e aproxima-se de nosso fundo perdido de longa zona de congestão.

Juros - Corrigindo excesso anterior pré anúncio de taxa.


Variações semanais :


* Ibovespa : Redução de 399 contratos no saldo de posição vendida - Saldo sexta: (36.090).
* Dólar : Redução de 34.960 contratos no saldo de posição vendida - Saldo sexta: (87.785).
* Juros : Aumento de 49.975 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 1.847.264.




Dúvidas em relação a dinâmica dos contratos futuros podem acessar tópico que trata sobre assunto com introdução breve.

sábado, 12 de março de 2011

Fluxo Ibov - encerramento semanal 11/03/11

Movimento comprador por parte das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog pela sexta semana consecutiva.


Na evolução diária, investidores estrangeiros deram uma parada no movimento vendedor de 4.2bilhões que durou pouco mais de um mês (12/Jan a 16/Fev). Desde então acumulam 1.3bilhões em compras (até 09/Mar).



Saldo oficial fluxo estrangeiro na Bm&f Bovespa acumula em Março 390milhões em compras (até dia 09).


* Por norma interna da BM&F Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias úteis de atraso.

Fluxo Petr4 - encerramento semanal 11/03/11

Fluxo Vale5 - encerramento semanal 11/03/11

Fluxo Bvmf3 - encerramento semanal 11/03/11

Fluxo Itub4 - encerramento semanal 11/03/11

Fluxo Ggbr4 - encerramento semanal 11/03/11

Fluxo Ogxp3 - encerramento semanal 11/03/11

Fatos externos da semana 11/03/11

Semana marcada por intenso fenômeno natural atingindo região norte do Japão. Novamente registrado Pib trimestral negativo para aquela economia depois de última ocorrência em Jun/09. O mercado por lá refletiu com correção dos preços conforme gráfico abaixo.


No mercado americano houve maior peso para indicadores negativos como aumento nos pedidos de auxílio desemprego, queda na balança comercial e expectativa para economia, tendo diminuição de prévia no sentimento do consumidor com aumento na expectativa de inflação. Na contramão tivemos os dados de vendas no varejo que vieram melhores que esperado.

Novamente tivemos apreciação para aplicações nos treasuries (títulos do governo americano) de curto e longo prazos, que tiveram redução de prêmio pago na semana.



Já o Vix (indicador de volatilidade) inicia projeções de alta depois de ter retornado aos níveis mínimos de cotação histórica.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Balanço - Janeiro e Fevereiro/2011

Acabou o gás ???????

Novamente ficamos emperrados pelo comportamento estrangeiro em nossa bolsa que resolveu estancar movimentação de compra do ano após Janeiro promissor. Encerramos Fevereiro com maior volume de vendas desde Mai/2010 e começamos a desenvolver certa congestão no fluxo acumulado após arrancada de Setembro último.


Com ambiente comprador em Janeiro e vendedor mês passado, estamos novamente empatados em 25 periodos cada para compradores e vendedores (desde Jan/07), conforme gráfico abaixo. Média vendedora segue pouco maior, 2.168bi contra 2.051bi dos compradores.


Saldo oficial investidores estrangeiros, divulgado hoje pela BM&F Bovespa, acumulou em Fevereiro 1.184bilhões em vendas.


Tivemos novamente fluxo divergente entre corretoras x investidores estrangeiros em nossa bolsa. Seguimos sempre muito atentos a tal comportamento pela similaridade que norteou o fluxo na última grande correção do mercado em 2008.