segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Bandidos" e "Mocinhos" da gringolândia: Saldo 2011

Estamos acompanhando pelo panorama de fluxo que as corretoras estrangeiras acompanhadas no blog continuam pujantes em relação a compras na bovespa em 2011.

Tal movimento anual vem sendo liderado por Morgan, Credit e Ubs, conhecidas por operarem volumes bastante expressivos em nossa bolsa.


No ambiente mensal Merryll Linch liderou compras em Outubro com Hedding Griffo na ponta contrária.




Já quem vem liderando ponta de venda em 2011 é a corretora JP Morgan, onde desde 2009 era "cargo exclusivo" da corretora Hedding Griffo.


Panorama de fluxo 31/10/2011 - Ibovespa / ativos cobertos

Evolução lateral continua para fluxo oficial enquanto corretoras estrangeiras acompanhadas fazem novo impulso de fluxo comprador evidenciado no gráfico semanal e diário.




Com fechamento de Outubro, segue evolução mensal de fluxo para corretoras estrangeiras acompanhadas no blog para ativos cobertos.

FLUXO INTRADAY 31/10/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mercado futuro - Pré definição atualização série Z

Divulgado saldo em aberto para investidores estrangeiros nos contratos de ibovespa futuro no dia 13/Out com volume vendedor bem menor de posições vendidas que o observado no início da série anterior.

Após 10 séries (desde Dez/2009), temos nova divergência na evolução entre preço de cotação para Ibovespa e a posição de saldo em aberto dos contratos futuros destes participantes. Diminuição de 26.729 contratos na posição vendida e recuo de 472 pontos para o índice à vista.



Segundo nosso estudo tal movimentação sugere trajetória ascendente para o Ibovespa ao final da série em 14/Dez, com cotação superior a observada no início desta em 54.601 pontos.

Outro fato interessante é que o saldo comprador da série encerrada (V) superou o vendedor observado na série anterior (Q), sugerindo que o nível de preços para Ibovespa fique acima dos 61.603 pontos observados naquela ocasião ao final da série em 14/Dez.

Vamos seguindo bem atentos a esta divergência e posterior evolução destes movimentos.

FLUXO INTRADAY 13/10/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Panorama de fluxo 12/10/2011 - Ibovespa / ativos cobertos

Aproveitando feriado segue atualização de fluxo para posições da gringolândia em nossa bolsa com fechamento de ontem.

Na semana finalizada em 07/Out, tivemos fluxo vendedor por parte das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog e reflexo de mesmo sentido para fluxo oficial investidores estrangeiros.

No fluxo oficial divulgado pela bolsa encerrado sexta, tivemos volume vendido de 239M ante 258M no sentido contrário do período anterior.



Abaixo gráfico diário retratando evolução já observada na periodicidade semanal de fluxos com movimentação lateral dos últimos meses enquanto correção do índice é observada.



Ativos cobertos - Gráficos semanais


Ativos cobertos - Gráficos mensais



terça-feira, 4 de outubro de 2011

FLUXO INTRADAY 04/10/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3

Balanço - Setembro/2011

Com divulgação agora a pouco do fluxo investidores no mês de Setembro, percebemos novo fechamento negativo para o fluxo oficial estrangeiro. Interessante que apesar de vendedor pelo segundo período consecutivo e saldo negativo no ano, nosso índice vem perdendo bem mais valor percentual que o observado nesta saída dos estrangeiros em nosso mercado à vista.

Fica a questão:

Será que estão projetando futuro melhor para o emergente e resolveram segurar papéis de nossas empresas por um prazo maior e se beneficiarem ?


No fluxo mensal estão com placar de 30 a 27 favorável aos meses vendedores. Média vendedora vem baixando e está em 1.9bi contra os 2.058bi dos meses compradores


Segue abaixo evolução diária para mês de Setembro do fluxo oficial estrangeiro conforme divulgação da BM&F Bovespa.



Divergência observada no fluxo das corretoras estrangeiras acompanhadas x investidores estrangeiros durante o período.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Panorama de fluxo 03/10/2011 - Ibovespa / ativos cobertos

Restando um dia para divulgação do fluxo oficial investidores em Setembro, acumulamos saldo oficial estrangeiro negativo em 663milhões. Nos últimos nove pregões, foram 914milhões de vendas na semana de 23/Set e mais 154milhões neste sentido nos quatro primeiros pregões da última semana. Já o fluxo das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog seguiu estabilizado nas últimas semanas.




Pela evolução diária abaixo, percebemos certa indefinição na evolução do fluxo oficial estrangeiro nos últimos três meses, enquanto a cotação de nosso principal índice recua próximo aos níveis mínimos observados no ano.



Ativos cobertos - Gráficos semanais


Ativos cobertos - Gráficos mensais

FLUXO INTRADAY 03/10/2011: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3