domingo, 25 de novembro de 2012

Mercado futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 23/11/2012


A perspectiva AINDA é baixista.   
Persistindo podem atrapalhar o rally altista do final de ano. 

Ibovespa x Ibovespa futuro

Saldo em aberto 23/11/2012(48.212) contratos.
Evolução da semana:  Redução de 7.922 contratos em aberto na posição vendida. 

No momento: Após perda de evolução ascendente no saldo dos contratos em aberto para o Ibovespa futuro em meados de Outubro, investidores estrangeiros seguiram movimento vendedor e fizeram nova mínima recente em 16/Nov. Por enquanto trabalhamos abaixo da média móvel dos últimos 50 períodos que encontra-se descendente. 




Dólar futuro x Dólar à vista

Saldo em aberto 23/11//2012(25.900) contratos. 
Evolução na semana:  Redução de 7.447 contratos em aberto na posição vendida.

No momento: Depois da congestão que durou cerca de quatro meses na região de R$ 2,02, tivemos movimentação mais importante em Novembro na cotação da moeda americana que chegou a bater, em base de fechamento, R$ 2,09 como máxima recente. Este movimento foi calçado pela diminuição de saldo das posições estrangeiras vendidas no contrato. Média móvel dos últimos 50 períodos horizontal inicia movimentação ascendente. 






Ibovespa x Juro futuro


Saldo em aberto 23/11/20121.706.313 contratos. 
Evolução na semana:  Aumento de 444.489 contratos em aberto na posição comprada.

No momento: Alerta acionado para o saldo em aberto dos contratos de juros futuros pelos estrangeiros. Rompemos linha de tendência de baixa iniciada em 09/Jun. Tal movimento gera expectativa de parada nos cortes da taxa básica. Saldo acima da média móvel dos últimos 50 períodos que encontra-se ascendente.



Comentário geral:  

Com atual nível de saldo vendedor nos contratos de Ibovespa futuro e redução das posições vendedoras nos contratos de dólar, estrangeiros acentuaram compras para os contratos de juros. 

A leitura é que o recente arranque na cotação do dólar pode gerar alguma pressão inflacionária pela frente. Assim, os estrangeiros partiram para compras dos contratos de juros futuros, protegendo pressão dos preços e possível retomada dos juros para conter movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.