sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Investidor Estrangeiro no C O M A N D O ! ! !


Segue rentabilidade 2014 de todos os índices disponibilizados pela bolsa.



Dentre os participantes do mercado, os investidores estrangeiros seguem na ponta desde 2011. Aumentaram participação em 2014, enquanto os demais reduziram ou ficaram estáveis conforme dados disponibilizados pela bolsa.



Os três grupos mais influentes são: estrangeiro, institucional e pessoa física. Abaixo evolução gráfica da participação de ambos em relação ao estrangeiro.




Temos agora evolução do Ibovespa em relação ao fluxo estrangeiro acumulado nos últimos 20 anos. Somente nos anos de 1994, 1995 e 2008 o acumulado deste grupo ficou negativo.


Assim como em 2009/2010, nos dois últimos anos 2013/2014, tiveram evolução ascendente bastante interessante de entradas. Seguimos atentos.

4 comentários:

  1. Muito bom, compartilhei lá no meu blog...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/01/investindo-na-bolsa-brasileira.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uorrem Bife,

    Ví lá tua colocação. Vlw pela companhia de sempre.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. O que está ocorrendo nos últimos anos é que não é mais o investidor estrangeiro que está dando as cartas na BMF Bovespa. São os Institucionais, mesmo com participação menor em volume. São eles que empurram mais as cotações. São mais agressivos, mesmo operando com menor volume. O próprio gráfico do post atesta isso. Nos últimos tempos, Gradual, Indusval e XP, mas estas figuras mudam: teve um tempo que a corretora Ativa era, fazendo jus ao seu nome, a que mais empurrava. Das estrangeiras as mais ativas são Merryl Lynch e Morgan Stanley nos dias de hoje. Morgan Stanley sempre foi acho, mas a Merrly hoje é a principal. Quem reverteu o fundo de 2008 foi a Credit Suisse, mas nos últimos anos não é muito ativa. Sei disso porque faço análise intraday do fluxo, segundo a segundo. Mas análise de fluxo dos investidores dá sinais mais claros para trade para swing trade creio. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci da corretora UBS, que tem um modo sui generis de operar. Essa sim tem perfil agressivo: especulação Intraday comprando agressivamente e vendendo lentamente logo em seguida tanto no à vista quanto no futuro (pelo menos é assim que percebo). Mas é o pessoal da antiga Link que age assim. A UBS comprou a Link faz algum tempo. Abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.