A idéia do Blog


Em 2008 tivemos uma grave crise financeira gerada por títulos sem lastro com hipotecas americanas, que ficou conhecido como Subprime.

Na ocasião, houve uma aversão ao risco muito grande e por consequência, forte retirada de recursos da nossa bolsa por grandes investidores internacionais.

Como era acompanhado diariamente este comportamento estrangeiro, foi idealizado colocar estas informações em um local que pudesse ser consultado pelos investidores, que na sua grande maioria não possui acesso aos dados e comportamento destes grandes players.

Estes participantes estrangeiros possuem um nível de acerto que gira em torno de 60% em relação ao sentido desenhado pelo mercado, o que torna interessante o acompanhamento.

As informações são disponibilizadas por duas frentes:
  •  Fluxo oficial estrangeiro no segmento Bovespa (que por norma tem delay de dois dias para divulgação e fornecimento somente do saldo geral) e saldo dos contratos em aberto no segmento BMF, através dos futuros de índice, dólar e juros. 
  •  Fluxo por parte das corretoras estrangeiras listadas. 

O critério da escolha partiu da taxa de acerto em relação ao fluxo oficial estrangeiro divulgado pela bolsa, ambas são muito próximas. Destas corretoras são extraídos os dados de saldo geral e por ativo, bem como das opções mais líquidas negociadas no segmento Bovespa.

São postadas informações diárias, semanais e mensais que visa facilitar a leitura e acompanhamento por parte do investidor em relação a pressão dominante em determinado período ou em algum ativo.

Este trabalho procura trazer um diferencial pela agilidade e detalhamento das informações geradas ao investidor que acessa.


Gringolândia na bolsa


12 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Sempre quis saber como consultar o saldo dos estrangeiros.Surgiu uma dúvida, e se o estrangeiro tiver uma conta numa corretora nacional, como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anômino, (depois não esqueça de identificar-se)

      Não há como filtrar onde os estrangeiros estão operando, se em casa nacional ou não. Também operam por corretoras nacionais. O blog visa acompanhar o comportamento deles nas casas gringas escolhidas. A relação é bastante próxima do real e o nível de acerto como já mencionado é cerca de 60% em relação a direção do mercado.

      Abraços.

      Excluir
  2. Conheci seu site hoje e gostei muito do conteúdo, meus parabéns. Tenho uma pergunta: Vocês tem planos de ampliar o conteúdo do site para ativos BMF (Café, Milho, Boi, Soja, etc)? Gosto de operar commodities e gostaria de saber se vocês planejam algo para esses ativos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. PRStacker, obrigado pelo prestígio e seja bem-vindo.

    Há muito interesse e de acordo com a demanda poderemos implementar algo a respeito. No atual momento ainda é baixa, mas nada impede que este quadro reverta-se ao longo do tempo.

    Abraço e ajude-nos a divulgar.

    ResponderExcluir
  4. Seria bom um glossário explicativo. Exemplo saldo positivo= diferença entre....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      Fica tranquilo. Não tem mistério. Saldo positivo é quando em um somatório o valor em reais das compras superou o valor das vendas pelas corretoras gringas acompanhadas. Mesmo raciocínio utilizado para saldo negativo, quando o valor em reais das vendas superou o valor das compras pelas corretoras gringas acompanhadas.

      Se ainda persistir dúvida, comente que estamos disponíveis para ajudar.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá! Tudo bem? Recentemente vi um vídeo de vocês acompanhando em tempo real a variação do fluxo estrangeiro através de um gráfico.
    É possível eu ter acesso a essas informações também, ou aqueles dados fazem parte de alguma plataforma restrita de vocês.
    Me interessei pelo fato de em tempo real haver aquela variação gráfica. Imensamente grato,

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      As informações fazem parte de um sistema desenvolvido. O seu funcionamento é abordado através de um treinamento para as pessoas interessadas. Caso seja o seu caso preencha o formulário de treinamento no blog que entraremos em contato.

      Forte abraço!

      Excluir
  6. E aí xará, Tudo bem?
    Complementando a ideia do Daniel aí em cima. Então só teria acesso as informações compiladas nas tabelas q vc apresenta, os que fizerem o treinamento certo?
    E quanto ao curso/treinamento, é cobrado?

    ResponderExcluir
  7. Renato boa noite! Uma dúvida, você me disse que estas informações ou melhor estes dados são públicos de onde você retira!? Gentileza me responder no e-mail se possível - cassio.heleno@yahoo.com.br

    Obrigado
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Renato, gostei muito de conhecer o trabalho de voces na Gringolândia. A algum tempo eu procurava informações sobre fluxo de investidores ,a bovespa, contratos coberto e em aberto, aluguéis. Eu queria algo com informações dinâmicas atualiazadas todos os dias. Peço sua ajuda. abraços

    ResponderExcluir
  9. Ubiracyr,

    Entrarei em contato contigo conforme seu preenchimento do formulário.

    Abraço e obrigado pelo prestígio!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.