sábado, 15 de agosto de 2009

Mercado Futuro - Reflexão comportamento gringolândia

Mercado de contratos futuros tem como principal finalidade a negociação presente de preços com base na expectativa de cotação futura, com intuito de proteção (hedge) para produtos como por exemplo, comodities, moedas, taxas e índices. Isso também não impede que também sejam utilizados, em pequena parte, para auferirem ganhos especulativos.

Exemplificando, um produtor de soja pode negociar no presente o preço futuro da tua produção, visando proteção de preço em relação as condições futuras da produção. O mesmo ocorre com um exportador, que faz negociando moeda americana. Bom, por aí vai, de acordo com cada mercado.

Existem estratégias claras de hedge no mercado de futuros como por exemplo a compra de Índice Bovespa com venda de Dolar.

Muitos analistas de mercado dizem que contratos futuros de Ibovespa funcionam como proteção de carteira a vista. Não sei até que ponto ou qual representatividade esse hedge limita-se a tal.

Acompanhamos o fundo no índice bovespa (Ibovespa) em Outubro/08, tendo acompanhamento de posição vendedora nos contratos futuros. Até aí tudo bem, mas também permaneceram acompanhando na recuperação, quando começaram a trabalhar com posições positivas diante de mercado comprador.

Pois então, onde foi parar este hedge específico ? Será que o hedge é somente Índice Bovespa para mercado da moeda americana ? Será que estamos diante de novo comportamento da gringolândia ? Querem ganhar até em determinados produtos de hedge ? Bom, por enquanto não encontrei resposta coerente, mas interessante ficarmos de olho.

Como observamos no post anterior com fechamento da semana no mercado futuro, os gráficos de médio prazos estão em momentos de definição. Tendências estão sendo testadas, podendo sinalizar continuidade do período de alta ou início de possível correção de curto. Muito prudente ficarmos atentos a isso.

Bom final de semana a todos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.