sábado, 23 de janeiro de 2010

Fluxo Ibovespa encerramento semanal 22/01/10

Os ventos estão querendo mudar de direção ou cessar na atual !!!!!!!!! Quem estiver a bordo favor prestar atenção para fazer ajuste das velas, caso necessário.

Ibovespa terminou semana com maior correção dos preços desde 30/Out, seguido por movimento vendedor por parte da gringolândia (87milhões), mesmo com toda aquela compra de segunda via exercício de opções que, em sua grande maioria, bem dentro do dinheiro (In the money).

Novamente voltamos para região diet de fluxo. Mesmo sem ter o volume oficial de quinta e sexta já estamos nela. E pelo que fizeram as corretoras estrangeiras poderemos ficar bem dentro dela com estes dois dias.

É muito prudente agente estar preparado para tudo no mercado, a crise de 2008 ensinou muita gente como é cruel este mundo de renda variável, bem como a absoluta recuperação ocorrida em 2009 com ganhos excepcionais ante a recuperação observada. O nome já diz: variável. Portanto é sempre bom agente cuidar muito bem de nosso gerenciamento de risco e de nossa suada grana. Não podemos dar bobeira de estarmos vendidos e o mercado subir ou comprados com mercado em queda sem o devido gerenciamento de nossas posições com limites devidamente traçados para ganhos e perdas.

Começamos observando avalanche de vendas em vale5, últimamente estamos em petr4 que sentiu muuuuito mais rápido que sua co-irmã. Vamos sempre seguindo de olho "neles".



Fluxo estrangeiro oficial Janeiro/10, divulgado pela BM&F/Bovespa até dia 20, mostra saldo de 36 milhões positivos. Atentamos que certamente este saldo do mês já deve estar caminhando pelo terreno negativo pelo que observamos das corretoras estrangeiras nos 2 últimos dias.

* Por norma interna da BM&F/Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias úteis de atraso.

4 comentários:

  1. Olá Renato, fiquei pensando se não haveria alguma similaridade do movimento dos estrangeiros de 2008 e desse que está ocorrendo agora?

    ResponderExcluir
  2. Haymann,

    Fazendo um paralelo deste periodo de 2008 e hoje temos dois cenários distintos na minha percepção global.

    Na ocasião de 2008 tivemos uma "derretida" dos papéis de 2ª e 3ª linhas (empresas ligadas basicamente ao mercado interno) para só depois sairem de Petr e Vale, fazendo com que tivéssemos por um bom tempo (devido ao peso de ambas) desacoplamento e percepção que estava "tudo bem" enquanto os demais mercados mundiais, já estavam em queda e aqui segurando através destas blue chips.

    No momento atual percebemos muito claramente estas mesmas empresas do mercado interno, que sofreram horrores na crise, com rentabilidades mto satisfatórias e nossas blue chips (Petr e Vale) recebendo interessante volume de vendas por parte deles a alguns meses.

    Outro fato interessante é que antes da crise o fluxo geral no Ibovespa já estava caindo na periodicidade mensal enquanto o índice se mantinha. Mesmo fato hj ocorre com petr e vale principalmente.

    Mas tudo isso é percepção e só se concretiza no fato. Não podemos é deixar tudo isso sem pelo menos ficarmos atentos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Renatoos,

    Só mais uma coisa, você acha que se a saída dos estrangeiros continuasse poderia "contaminar" a mid e smaal caps?

    ResponderExcluir
  4. Haymann,

    Na minha opinião o cenário ainda é mto favorável ao mercado interno, pois estamos diante de perspectivas de forte demanda devido aos eventos que estão por vir nos próximos anos e a própria depreciação ocorrida anteriormente. Agora gringolândia movimenta com muito mais frequência empresas de primeira linha por liquidez e segurança.

    Também constatei que das mid e small caps, muitas destas são movimentadas por maior volume de corretoras nacionais, podendo fazer com que os estrangeiros possam acumular sem gerar alarde, inviabilizado o "pré feeling".

    Abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.