quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dólar - A arrancada

Estamos presenciando movimento bastante intenso de valorização da moeda americana em nosso mercado em Setembro. Iniciamos o mês com cotação em 1,60 e após 13 pregões fechamos cotados a 1,85. Alta superior a 15% no período.

Não bastasse o esforço do nosso governo para defender a apreciação do real via taxação fica a questão. As medidas foram tiros de espingarda ou de bazuca na tentativa de frear aquele movimento ocorrido no mercado ? Mas a política cambial não é flutuante ?

Mudando de pauta, apresentamos nosso gráfico atualizado sobre posições em aberto pelos investidores estrangeiros desde 2008 no mercado futuro em relação a cotação no mercado a vista.


Percebemos que estes participantes entraram maciçamente com posições de compras após rompimento de uma linha de tendência baixista para o saldo em aberto e trabalham agora rompendo níveis máximos alcançados em Dez/2009 e Junho/2010, quando a cotação da moeda girou a casa dos 1,90.

Seguimos atentos nestes níveis de saldo que caso dê continuidade crescente das atuais posições compradoras, podem elevar ainda mais a cotação da moeda.

Quanta diferença em relação ao embate travado entre governo e mercado via medidas a tão pouco tempo atrás quando a briga era outra, para não perdermos o nível de preços em 1,55. Nada como um dia após o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.