segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Congestão Ibovespa x Movimento investidor estrangeiro

Tomando como base o Ibovespa, da queda expressiva de 2008 (Mai a Dez) e interessante recuperação ocorrida em 2009, os últimos três anos (2010/2012), foram marcados por um mercado bastante indefinido. Altas e baixas que tiveram picos entre 48 e 73mil pontos.

Assim, há dois pregões da divulgação do saldo oficial investidor estrangeiro pela BMF Bovespa, traçamos um paralelo da evolução do Ibovespa, investidor estrangeiro e corretoras estrangeiras acompanhadas no blog nos últimos três anos.




Percebemos na evolução diária acima que 2010 foi bastante comprador pelos investidores estrangeiros e também pelas corretoras estrangeiras acompanhadas no blog.

Já 2011 o ímpeto maior foi por parte das corretoras estrangeiras acompanhadas em relação aos investidores estrangeiros.

Em 2012 podemos dizer que as vendas observadas pelas corretoras estrangeiras acompanhadas provocou uma "normalização" do ímpeto de 2011 e trouxe maior proximidade com evolução dos investidores estrangeiros nestes últimos três anos.

O que AINDA é confortante no prazo mais longo é que tanto os investidores estrangeiros, quanto as corretoras estrangeiras acompanhadas no blog, estão com níveis atuais de saldo maior que o observado no início de 2010, quando nosso mercado iniciou este longo movimento lateral que dura até o presente momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.