quarta-feira, 8 de maio de 2013

Participação investidores na Bovespa


A crise do investidor pessoa física

O mercado de capitais foi desenvolvido para fomentar empresas e gerar valor aos seus acionistas. Nos últimos anos, o investidor pessoa física está cada vez menos ativo na movimentação gerada pela bovespa conforme grafico abaixo.



Mesmo com baixa participação na bovespa, o número de CPF´s cadastrados vem subindo, muito embora o resultado do estudo divulgado pela bolsa possa gerar valor mascarado, pois não considera cpf único, e sim por cada corretora participante do mercado.



A participação deste grupo caiu de 30,54% em 2009 para 16,26% em 2013 (até 29/Abril conforme divulgação Bovespa). O atual nível de participação bate praticamente com o alcançado em 1999, quando o mercado não tinha as facilidades e tecnologias de negociação vistas atualmente.

Enquanto isto, o investidor estrangeiro aumentou atuação em nosso mercado de 29,57% para 41,48% nos últimos três anos. Atinge maior patamar desde o início da série em 1994.



No mesmo sentido estrangeiro estão os institucionais, que evoluem de forma ascendente sua participação desde o inicio da série.



Sendo assim, fica cada vez mais interessante o acompanhamento do comportamento gringo em nossa bolsa. Afinal a bolsa é nossa, mas quem está no comando são eles.

2 comentários:

  1. "gerar valor aos seus acionistas", isso é algo que não se vê nesse mercado há um bom tempo. Povão tem toda razão, tem de ficar longe desse buraco negro. Bovespa, lixo, lixo, lixo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Esse assunto que a bolsa "não presta" é bastante complexo. Permita discordar da tua opinião, mas existem na nossa bolsa boas empresas que geram lucros consistentes e agregam valor ao acionista através da valorização do ativo e distribuição de proventos.

    Talvez fomos mal acostumados a algumas facilidades quando da grande onda positiva do mercado de 2002 a meados de 2008. Na visão de investidor, a ocasião permitia comprar ações das empresas mais conhecidas e ter o retorno esperado sem muito esforço.

    Como ganhos passados não são garantia de ganhos futuros, o cenário hoje em dia mudou um pouco. Precisamos garimpar melhor as opções de investimento. Isso necessita mais de estudo, dedicação e acompanhamento das empresas que queremos ser sócios.

    Na outra ponta para quem especula, também exige conhecimento. Muitos entram no mercado iludidos por ganhos fáceis e poupudos de opiniões em fóruns e notícias geradas a todo instante. Esquecem do principal, se preparar para atuar no mercado.

    Será que não é hora de olhar para o próprio umbigo e colocar a mão na massa em conhecimento e práticas profissionais para atuar neste segmento ?

    A "profissão" de investidor/especulador não é fácil. Enfrenta desafios como qualquer outra. Sem o devido prepado fica mais complicado ainda, vira alvo do mercado e acaba sendo engolido por ele.

    Como disse é um tema mto extenso. Não existe verdade absoluta para atuar no mercado. O que precisamos é de preparo quando resolvemos entrar nesse mundo.

    Grande abraço e da próxima vez identifique-se.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.