quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mercado futuro - Pré definição atualização série G


Após três exercícios positivos, estrangeiros reduzem saldo comprador em aberto.  

Finalizada a série Z, investidores estrangeiros reduziram o saldo comprador nos contratos em aberto para o Ibovespa futuro. Saíram de 24.750 para 16.060 contratos de saldo em aberto.

Interessante observar que o exercício anterior contou com acréscimo de 33.436 contratos na ponta de compra e valorização de 9,98% no Ibovespa à vista. Neste a redução de compras foi de 8.690 contratos na ponta de compra com desvalorização de 9,67% para o Ibovespa à vista, ou seja, praticamente mesma variação percentual para o mercado à vista com vendas 74% menor.
  


A importância dos fechamentos de série

No gráfico abaixo seguimos atentos na movimentação de saldo em aberto dos contratos do Ibovespa futuro em relação à evolução do Ibovespa à vista. Apesar da redução, estrangeiros ainda trabalham no campo positivo de saldo pelo segundo exercício seguido.



O atual patamar de saldo positivo em 16.060 contratos passa ser nosso ponto de referência, pois caso mantenha-se acima deste patamar, teremos maior probabilidade de fechamento do índice Bovespa acima dos 50.563 pontos no encerramento da série G, em 19/Fev/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.