domingo, 20 de junho de 2010

Reflexão mercado futuro - A tendência mudou a tempos ?

Nosso post refere-se ao estudo de comportamento do investidor estrangeiro no mercado futuro em relação ao comportamento do índice nos últimos anos.

Pegamos intervalo para estudo entre o período pré-crise subprime ocorrido em 2008 até os dias de hoje, analisando comportamento do investidor estrangeiro no saldo dos contratos futuros de ibovespa. Idenficamos três períodos distintos conforme assinalado no gráfico:

Período 1: Em abril/2008, antes do início da correção observada nos preços iniciada em Maio, estávamos com saldo negativo em cerca de 30mil contratos, na ocasião o índice ainda estava com trajetória de valorização até atingir topo do dia 20/Mai. Tal comportamento negativo perdurou durante todo período da "crise" com intervalo de saldo entre 40mil negativos e 7.5mil positivos.

Período 2: Iniciado em Novembro/2008 percebemos intensa recuperação de saldo na posição em aberto para os contratos futuros que deixou o fundo dos 40mil negativos para atingir 64mil positivos em Dezembro/2009. Durante este período observamos intensa movimentação de recuperação para os preços no índice.

Período 3: Desde o pico de saldo ocorrido em Dezembro/2009 até hoje, estamos com evolução descendente e, ao contrário do ocorrido em Abril/2010, onde o índice bateu nova máxima de preços no ano, não tivemos nenhuma manifestação na mesma direção para comportamento destes investidores na movimentação dos contratos.

O motivo do estudo não é identificar se teremos alta ou baixa para movimentação de longo prazo para o índice, e sim tentar verificar comportamento deles durante período em que os preços se movimentaram com boa intensidade de 2008 até hoje. Sendo assim, acreditamos ser mais fácil estarmos preparados para qualquer tipo de ocorrência comportamental no mercado e protegermos nossos investimentos da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.