quinta-feira, 29 de julho de 2010

Reflexão: Ibovespa x Dólar. Vai ou racha ?

Baseado na moeda padrão de movimentação da grana da gringolândia (dólar), fizemos um estudo que retrata bem o comportamento da moeda em relação a evolução dos preços no índice nos últimos 8 anos.

Gráfico Ibovespa

Gráfico dólar baseado no contrato futuro.

Percebemos relação inversamente proporcional de ambos. Basicamente pela analogia que quando o mercado está promissor (ciclo de alta) atrai investidores globais diminuindo demanda local pela moeda americana, reduzindo evolução dos preços. O inverso acontece nos momentos de incertezas quando a apreciação é retomada com êxodo destes investidores aos países de origem e, consequentemente, aumentando evolução para os preços.

A questão atual é:

Estamos percebendo mercado aproximando-se dos níveis de preços antes da crise de 2008 e moeda americana caminhando em níveis pré-crise a quase um ano.

Portanto caso mercado siga em frente e supere cotação histórica de 2008, teremos cotação da moeda abaixo dos níveis atuais ? Isso gera alguns questionamentos.

Pelo comportamento do governo nos últimos anos através de intervenções compradoras para moeda americana e acúmulo de reservas, o dólar vem trabalhando no piso importante que podera refletir na "parada" desta evolução ascendente dos preços para o Ibovespa ou caso o índice supere os níveis históricos de 2008, como segurar evolução descendente da moeda ?

E as empresas exportadoras ? Lucro menor ?

E a balança de pagamentos ? Seguirá deficitária ?

E as intervenções do BC na compra da moeda com acumulação de reservas, será infinita dando "aparente tranquilidade" a este déficit nas contas correntes ?

Certamente o tempo nos dirá. Mas interessante observarmos que o atual momento para ambos aproxima-se de pontos de referência tanto para cotação do mercado (via Índice Bovespa), quanto para cotação da moeda de negociação da gringolândia. Novos tempos e medidas poderão surgir para conter o "mal momentâneo do país" em relação ao mundo: o crescimento.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.