quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reflexão Mercado Futuro - Pré-definição

Abaixo segue estudo gráfico relacionando Ibovespa e mercado futuro via saldo dos contratos em aberto pelos investidores estrangeiros no dia do vencimento do contrato a cada dois meses.


Percebemos que no vencimento do contrato, o saldo em aberto que será embasado para próxima movimentação, será o ponto de partida para estratégia destes players no intuito de auferir ganhos no mercado. Então vale ficarmos atentos em relação a direção a partir deste ponto, onde estes players podem sinalizar qual sentido "desejável" para o comportamento do índice.

Exemplo: Dia 13/04/2011 - Ibovespa em 66.486 e estrangeiros vendidos em 37.441 contratos.

Interessante ficarmos atentos a este patamar de saldo negativo em 37.441 do início da série M. Segundo o estudo, caso este patamar seja superado, haverá grande probabilidade de fechamento do índice acima dos 66.486 pontos em 15/06/2011. O inverso também é verdadeiro, sendo que é o que ocorre atualmente no comportamento destes players.

(Neste exemplo não estamos contabilizando o spread de cotação do mercado futuro no início do contrato, pois caso o índice fique na faixa de estabilidade irão ganhar pela diluição deste spread correspondente a taxa de juros embutida inicialmente ao contrato).

Também observamos neste gráfico quatro divergências ocorridas até dez/09, onde cada um pode tirar uma conclusão diferente na observação.

Deixamos todos a vontade para opinar em relação ao estudo proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.