quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mercado futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 17/02/2012

Após folia para alguns e descanso para outros, aproveitamos para atualizar nossos gráficos que fazem referência ao movimento dos investidores estrangeiros no mercado futuro nos últimos quatro anos através dos três contratos futuros que acompanhamos no blog: Ibovespa, Dólar e Juros.

Ibovespa x Ibovespa futuro

Interessante relação de saldo dos contratos em aberto com nosso índice. Nestes últimos quatro anos deram referência apontando mesmo sentido nas altas e quedas para o mercado.

No momento: Estamos com saldo em aberto acima da média móvel de 50 períodos que aponta para cima e apesar de recente violação, respeita ainda linha de tendência altista iniciada em Agosto/2011.



Ibovespa x Juro futuro

Ao contrário do observado na movimentação de saldo dos contratos para ibovespa futuro, o saldo dos contratos em aberto para os juros futuros trabalham normalmente no sentido inverso ao observado para o índice.

Este paralelo inverso é interpretado da seguinte forma: Quando há aumento na perspectiva de alta para os juros, provoca no investidor maior atratividade para aplicações em renda fixa, tirando recursos da renda variável. Fazem também movimento inverso quando a perspectiva torna-se baixista para os juros.

No momento: Estamos com saldo em aberto acima da média móvel de 50 períodos que já aponta para cima (um alerta), mas ainda abaixo de uma linha de tendência baixista iniciada em Junho/2011.



Dólar futuro x Dólar à vista

Ao invés de relacionar o saldo em aberto para dólar futuro com Ibovespa, preferimos fazer a comparação com cotação da moeda americana no mercado à vista.

Desde o pico de cotação alcançado pela moeda americana em Dezembro/2008, atingindo em reais 2.50, presenciamos depreciação dos preços que trabalharam nos últimos dois anos e meio entre 1,90 e 1,55.

No momento: Trabalhamos bem próximos da estabilidade para o saldo em aberto nos contratos. Para cotação da moeda retornamos a trabalhar abaixo da média móvel de 50 períodos que já aponta para baixo. Tal movimento para cotação da moeda acompanha linha de tendência de baixa nos contratos em aberto iniciada no pânico de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.