quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Petr (s) e Vale (s): Queridinhas e preferidas.... até quando ??? (parte 6)


Queridinhas menos prestigiadas no Ibovespa 

Muitos investidores entram no mercado e tem como referência Petrobras e Vale. Geralmente por instrução do gerente do banco ou pela exposição destas empresas na mídia.

Como acompanhamos no blog desde Julho/2010, as nossas queridinhas PETROBRAS e VALE estão cada vez mais virando o patinho feio do índice.

Com nova metodologia adotada pela bolsa para listagem das empresas, o valor de mercado ( cotação em bolsa x nº de ações disponíveis para negociação) é uma condicional importante.

Diante da carteira divulgada para o pregão de hoje na bolsa, Petrobrás PN responde por 5,25% de peso no Ibovespa, enquanto Vale PNA 3,79%. Todas as On´s e Pn´s destas empresas somadas possuem apenas  15,30% de peso no índice Bovespa.

Lembrando que em Agosto/2009, estas ações respondiam por 35,53% conforme abaixo.
 




As ações preferenciais de ambas seguem com pressão de venda interessante por parte das corretoras estrangeiras acompanhas no blog nos últimos anos. O reflexo na evolução dos preços é bem fidedigno.



Neste período, Petr4 tem acumulado pouco mais de R$ 3 bilhões em vendas, enquanto Vale5 aproxima-se deste patamar.




Os papéis ordinários de ambas não acompanham o fluxo das preferenciais e viraram o "porto seguro" da parte vendedora. Será precaução por parte destes investidores de possíveis transferências de comando no futuro ? Bom, isto não dá para afirmar, mas segue como ponto de questionamento.

Com base no fechamento do mercado americano no dia de ontem, as ADR´s mais líquidas de Petrobrás e Vale perderam respectivamente 84,75% e 78,66%, do seu valor em relação ao topo atingido na cotação conforme abaixo.




Fica a pergunta: Por que estas empresas seguem em níveis mínimos de cotação recente e nosso índice Bovespa ainda não está próximo dos níveis mínimos de cotação neste período ?

Resposta: A bolsa vem ao longo do tempo tirando peso destas empresas para gerar menos impacto no índice Bovespa.

Até nossas principais empresas podem perder valor de mercado e passar a não mais "protagonizar o espetáculo". Vamos atentos e de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.