sábado, 24 de outubro de 2009

Mercado Futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 23/10/09

Mercado futuro dá sinais de realização breve e retomada para mais altas da bolsa.


- Fato "histórico":

Após cinco meses de congestão no saldo de posição compradora em aberto pela gringolânida no Ibovespa futuro, esta semana tivemos uma agradável surpresa, o rompimento desta faixa sinalizada no gráfico.

Desde o início de nosso acompanhamento no saldo dos contratos no mercado futuro em Agosto/08, tivemos duas máximas atingidas nesta semana, a primeira no saldo positivo de contratos em aberto com 47.478 e a segunda no número de contratos comprados em 85.299. E por qual motivo estariam mais compradores ainda na posição de saldo no Ibovespa futuro ? Será que seria somente hedge ?

Bom, se fosse somente função hedge alguém poderia me ajudar a entender o motivo que, pelos gráficos analisamos, estavam no alge da crise em Outubro/08 com cerca de 40mil contratos abertos de saldo negativo. Esta posição vem subindo constantemente desde então e já acumula mais de 47mil contratos de saldo na posição compradora.

Sabemos que os grandes fundos utilizam o mercado futuro ibovespa para hedge em relação ao mercado a vista e o dólar, onde é sua principal funcionalidade. Agora não podemos nos esquecer que a alta recente da bolsa iniciada praticamente um ano atrás, fez com que as posições em aberto de índice bovespa não funcionassem exclusivamente para seu propósito principal conforme vemos claramente no gráfico.

Só esclarecendo para nossos novos leitores e seguidores do blog, criamos uma discussão saudável de comportamento, onde reintero que tal comportamento da gringolândia no mercado futuro para Ibovespa já havia sido questionado em nosso post de 15 de agosto, podendo ter a mesma analogia no fato ocorrido nesta semana.


- Comportamento na semana:

Bom após este fato "histórico" comentado acima nos contratos futuros de índice bovespa, observamos que no caso do saldo de contratos futuros de dólar tivemos alta na semana e esbarramos na faixa de topo da congestão que encontra-se por volta dos 80mil contratos. Após este teste, recuaram nos últimos três dias da semana. Por fim os juros que nesta semana deram uma aliviada na posição compradora, mas ainda encontram-se em clara tendência de alta de curto prazo.


- Variações semanais:

* Ibovespa : Aumento de 12.477 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 47.478.
* Dólar : Aumento de 47.803 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 69.112.
* Juros : Redução de 38.465 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 667.105.


Dúvidas em relação a dinâmica dos contratos futuros podem acessar tópico que trata sobre assunto com introdução breve.

2 comentários:

  1. Muito bem observado. Esta com cara de estratégia da Grigolândia mesmo.

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo Roberto, vamos ver agora se o fluxo tbém irá retornar. Os sinais já foram dados. Vamos de olho.

    Abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.