quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Balanço Anual 2010

Apesar do movimento vendedor no último mês do ano, sem sombra de dúvidas 2010 foi marcado pela arrancada final de fluxo dos investidores estrangeiros em nossa bolsa a partir de Setembro. Isso garante pelo menos nível de confiança mantido por parte desse grupo no emergente depois da debandada de 2008.

Claro que ainda não estamos nos mesmos níveis observados no pico de fluxo ocorrido em Maio/2007, quando nosso índice alcançava 52mil pontos onde acelerou até os 74mil e fluxo já apontava sentido descendente.

Assim vamos seguindo sempre de olho no comportamento desse grupo e os níveis de percepção que possuem de nosso mercado. Bom 2011 a todos !!!

Com fechamento negativo em dezembro, novamente alinhamos períodos compradores e vendedores com 24 cada desde início do estudo em Jan/07. Médias em 2.1bi (comprador) e 2.2bi (vendedor).


Conforme evolução diária abaixo, encerramos Dezembro com 334milhões de fluxo vendedor por parte dos investidores estrangeiros.


Após nove meses seguidos, tivemos dezembro com divergência entre fluxo observado de investidores e corretoras estrangeiras em nossa bolsa.

2 comentários:

  1. Muito interessante essas informações do Balanço Anual de 2010. É notório a relação positiva que existe entre o entrada de capital estrangeiro e a Ibovespa. Já tentei incorporar essa relação às minhas operações de daytrade com o Mini Indice, mas sempre esbarro no fato que a Bovespa só libera os fluxos estrangeiro 3 dias depois.
    Sucesso.
    http://cztradingsystem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cz,

    Obrigado pelo comentário e só uma ressalva que este delay é de 2 dias e, por este motivo, tentamos vislumbrar o comportamento das corretoras estrangeiras diariamente que, na grande maioria, ocorre no mesmo sentido observado pelo fluxo estrangeiro divulgado com delay.

    Grande abraço e mto sucesso a vcs também.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.