sábado, 8 de janeiro de 2011

Fatos externos da semana 07/01/11

Retomando nossa coluna de fatos externos com foco principal na economia americana, tivemos notícias positivas por lá como melhoria de indicadores de produção industrial, de serviços e pedidos de bens duráveis na semana.

O destaque positivo veio do tão combalido mercado de trabalho, principal desafio do governo para garantir renda e consumo na retomada do crescimento econômico. Houve interessante criação de vagas no setor privado e na economia em geral sendo ambos pelo terceiro mês consecutivo. Consequencia deste comportamento foi a diminuição da taxa de desemprego (9,4%), atingindo níveis de Mai/09 conforme demonstrado abaixo.


Estamos ainda muito longe dos 6 e 4% observados no intervalo de 2002 e pré-crise 2008, mas observamos início de retomada descendente de trejetória após vários meses rondando a casa dos 10%.

Já os treasuries (títulos do governo americano) tiveram nestas últimas quatro semanas, continuidade na recuperação de terreno com menor procura e maior taxa paga. Demonstra mais apetite do investidor por outras aplicações de maior risco.


Complementamos nosso post com o gráfico do (VIX), que mede a volatilidade do mercado americano e também conhecido como índice do medo por medir nível de estresse do mercado nos momentos de crise. Vem em trajetória de queda com nível bem próximo das mínimas alcançadas nos últimos três anos, demonstrando mercado de aparente "tranquilidade".

2 comentários:

  1. O conceito no VIX (índice do medo) é muito interessante. O mercado sobe calmamente, com redução da volatilidade, enquanto que as quedas são nervosas e cheias de volatilidade. Isso demonstra claramente que o mercado financeiro, apesar de ter muita racionalidade, há momentos em que a emoção tem seu peso aumentado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. CZ,

    Bem colocado. Agente vai sempre buscando nos cercar de algumas informações para "tentar" identificar o complexo universo de comportamento que gira em torno da movimentação do mercado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.