quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reflexão Mercado Futuro - Novos tempos, velhas práticas

Os tempos são outros mas os moldes continuam os mesmos.

Muito interessante vermos a atuação dos investidores estrangeiros durante o período recente em nosso mercado futuro, onde podemos traçar comportamento desde o período pré-crise 2008 até hoje em relação ao comportamento evolutivo do nosso índice Bovespa.


No final de Março de 2008, nosso mercado de capitais vivia ondas de crescimento e perspectivas bastante confiantes na continuidade do processo evolutivo para nosso índice Bovespa.

Pois bem, bastou recebermos o tão famoso Investment Grade que o comportamento exacerbou-se e pegou muita gente de "calça na mão", quando tivemos uma considerável crise imobiliária nos EUA que alastrou-se pela economia mundial.

Na ocasião, o comportamento dos investidores estrangeiros no mercado futuro já não estava demonstrando tal euforia. Observamos que trabalhavam com saldo de contratos futuros para Ibovespa rondando viés negativo que perdurou até final de Jan/09. Daí em diante foram positivos sempre, atingindo pico de saldo positivo em Dezembro do mesmo ano.

Desde então o apetite destes participantes foi diminuindo e posições compradoras passaram a se tornar vendedoras com fundo em Jun/10. Então, houve retomada de posições na ponta de compra atingindo praticamente mesmo nível alcançado anteriormente naquele Dez/09. Desde então, vendas retomaram a rotina destes participantes que ainda não cessaram este comportamento.

Diante dessas informações passadas na evolução do gráfico e entrada de novo contrato de negociação para Ibovespa futuro no dia de hoje, percebemos que ainda continuam importantes posições de vendas destes participantes com rítmo de negociações bastante próximos dos moldes efetuados em 2008.

Viés negativo com saldo rondando a casa dos 40mil contratos em posições de venda faz com que, por hora, qualquer perspectiva de evolução positiva consistente de nosso índice seja difícil de ser alcançada. Vamos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.