sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Bandidos" e "Mocinhos" da gringolândia: Pressão na rainha da bolsa - Até onde o coração aguenta ?

Muitos investidores já ouviram falar a seguinte frase antes de se aventurarem no mercado de ações:

- Vai entrar na bolsa ? Então compre ações de boas empresas e sólidas que não tem erro.

Daí o investidor faz uma pesquisa no mercado e resolve comprar ações seguras. Este mesmo aponta Vale como uma empresa sólida, bons fundamentos e resolve aportar o teu dinheiro na empresa. Perspectiva de retorno financeiro em um prazo razoável (que este ainda não sabe exatamente porque não planejou), afinal de contas é uma excelente empresa.

Bom, onde queremos chegar ?

Vale é realmente uma empresa sólida, com excelentes fundamentos, geradora de lucros, bem posicionada no setor e com boa governança. Mas até onde vai o controle psicológico deste investidor que vê seu dinheiro aportado cada vez valendo menos ?

Abaixo trazemos uma posição de curto prazo em que o ativo vem sofrendo uma pressão muito intensa dos grandes players que participam do nosso mercado como abordado no blog semanalmente. 


Estes players acumulam no ano até o momento pouco mais de 2bilhões de reais em vendas. Portanto, com o comparativo da evolução de fluxo com os preços, percebemos que AINDA não temos perspectivas de que aquele investidor citado acima tenha o seu retorno de investimento tão esperado.

Até onde vai o nosso culhão para enfrentar estes desafios ? É sempre importante delimitar um parâmetro de perda para ter o bom senso de sair do ativo quando a perda atingir sua meta. Daí para frente é ter muita calma e aguardar um cenário mais favorável para retorno e não ficar congelado diante das perdas.

Isto é interessante não só para excelentes empresas como a Vale, mas para investimentos que precisam ser planejados com antecedência e não tirar o sono com a falta de entendimento do quanto estamos dispostos a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.