terça-feira, 2 de março de 2010

Balanço Fevereiro/2010

Acabou de ser divulgado pela BM&F/Bovespa, participação dos investidores no mês de fevereiro em nossa bolsa.

Pelo segundo mês consecutivo os investidores estrangeiros atuaram na ponta vendedora, totalizando 1.254bilhões negativos. Fechamos o mês com divergencia entre fluxo e preços e, coincidentemente, mesmo mês da última divergência observada um ano atrás.

Graficamente fechamos abaixo do fundo de fluxo acumulado percebido em março/08 e trajetória de longo prazo ainda segue descendente. Em 2010 venderam até agora cerca de 16% de todo volume comprado no ano anterior. Fica a questão: Será que estão saindo novamente na chamada euforia do mercado já que encontramos próximos ao nível máximo e hístórico de preços ??? Jeito é continuarmos bem atentos.


No gráfico abaixo traçamos linha horizontal com volume médio de retirada com base desde Jan/07. Constatamos neste mês volume inferior a esta média. Fato curioso é que estamos com 19 períodos compradores e 19 vendedores, apesar do volume médio de compras ser bem inferior ao das vendas no mesmo período.



Abaixo gráfico mensal comparativo entre fluxo investidores estrangeiros e corretoras estrangeiras que acompanhamos com possíveis padrões que estão ocorrendo e comparação com período de crise recente dos mercados ocorrida em 2.008.


2 comentários:

  1. Bom dia Renato! Você vai continuar a postar aquela planilha com o fluxo diário?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Sim Mauro, sempre que possível. Infelizmente tive alguns contratempos e não deu para postar antes. Mas sempre deixarei disponível assim que possível.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.