quarta-feira, 3 de março de 2010

Corretoras estrangeiras estudadas: Reflexão comportamento de fundos e topos

Muitos de nossos leitores e seguidores do blog ficam, assim como eu, encucados com atual cenário divergente entre fluxo investidores estrangeiros e corretoras estrangeiras que acompanhamos. Visando tentativa de esclarecimento, seguimos nossa linha de reflexões sobre mercado.

Vamos abordar neste tópico comportamento do fluxo das corretoras estrangeiras que acompanhamos, desde Julho/2008, em relação ao comportamento dos preços do índice bovespa neste período conforme gráfico abaixo.


Dois aspectos a considerar:

Primeiro:
No final do mês de Outubro/2008 tivemos nosso fundo em nível dos preços para Ibovespa. Observamos que estas corretoras continuaram movimento vendedor e só fizeram fundo de fluxo acumulado no final de Novembro, quase um mês depois e nosso mercado na ocasião fazia um fundo de preços superior ao anterior.

Em contrapartida para os níveis atuais nosso índice fez máxima de preços no início de janeiro e estamos neste movimento fazendo nova máxima para o fluxo destas corretoras estrangeiras acompanhadas.

Segundo:
Outro fato curioso é que ficamos em movimento amplo de congestão dos preços que durou seis meses (Outubro/2008 a Abril/2009), até rompermos topo dos preços por volta de 42.700 pontos na época.

Separados apenas por um dia de pregão, em Outubro de 2009 fizemos nova mínima do preços no índice e estamos novamete em amplo movimento de congestão dos preços.

Considerações:

- Estas corretoras estrangeiras estudadas foram atrasadas nas compras em relação ao movimento dos preços no fundo de 2008. Estamos atrasados para vendas após topo observado nos preços em 2010 ?

- Longa congestão de fundo nos preços do índice em 2008/2009 que durou seis meses (Out a Abril), estamos na mesma situação atualmente com congestão iniciada em Out/2009 e entramos no quinto mês. Será que chegou fim da linha compradora caso seja perdido fundo de Outubro dos preços e inicio das tais vendas por parte deles ?

Mercado sempre procura padrões e o que percebemos é similaridade neste ocorrido. De forma alguma deve ser utilizado para abertura ou fechamento de posições, mas bem prudente ficarmos atentos a possíveis ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.