quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mercado a vista: Reflexão Ibovespa x Fluxo Gringolândia

Após mais um dia de divergência entre saldo das corretoras estrangeiras que acompanhamos e investidores estrangeiros, seguidos diáriamente como mostrado no gráfico 2, resolvemos fazer um estudo desde Jan/08 na relação de ambos.

Percebemos nítidamente através do gráfico 1, que os preços do índice bovespa (Ibovespa) desde 30/Out até hoje, sofreram interessante valorização. No mesmo gráfico observamos que o fluxo acumulado das corretoras estrangeiras também vem subindo desde então. Mas o interessante é que o fluxo acumulado dos investidores estrangeiros não está com tanto vigor desde 11/Out, o que denota claramente que estão vendendo pequena fatia através de corretoras nacionais.

Gráfico 1:

Gráfico 2:


Vamos então ao propósito do estudo mostrado no gráfico 3 abaixo:

Saldo novembro corretoras estrangeiras: 2.363bilhões*
Saldo novembro investidores estrangeiros: 508milhões*

Observem que pouco antes do início do período crise observada ano passado, tivemos em Maio/08 interessante disparidade entre fluxo das corretoras e investidores estrangeiros na ocasião, apesar de fecharem na mesma direção de fluxo. Nos meses seguintes houve então divergência clara que durou até Outubro/08. Neste período nosso mercado corrigiu cerca de 60% com base no topo atingido. Portanto não estamos aqui com intuito de dizer se vai ou não ocorrer semelhança de comportamento conforme divergências recentes apuradas entre ambos. Nas da época foram gritantes, as recentes ocorridas ainda são mínimas. Mas o interessante é estarmos sempre atentos aos fatos e alguns comportamentos que "podem" nos deixar mais preparados para seguir no mercado.

Uma conclusão de curto prazo para o mercado a vista seria que neste mês gringolândia está mais surfando na onda do mercado proporcionada pela alta dos preços, via investidores nacionais, que propriamente pela sua força compradora observada últimamente. Jeito é seguir de olho.

*dados apurados no período de 01 a 24/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.