quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Balanço Novembro/2009

Seguem abaixo gráficos com fechamento oficial de fluxo dos investidores estrangeiros em Novembro/09, conforme divulgado hoje pela BM&F/Bovespa.

Fechamos positivos pelo quinto mês consecutivo e nono em 2009 com 932milhões. É notório que com implementação da taxação do capital estrangeiro ocorrida final de Outubro pode ter trazido certa limitação para entrada destes recursos diretos na bolsa como vinhamos acompanhando. Agora se é ou não este motivo pouco importa, o interessante é que o resultado produziu compras em escalas menores neste período.



2 comentários:

  1. Atraves do grafico "Ibovespa - Investidores Estrangeiros - Fluxo Mensal" podemos notar (se é que podemos dizer assim, pois é um grafico bastante irregular) que a fonte esta secando. Talvez os grandes movimentos regulares de capital (negativo em 2008 e positivo em 2009) sejam incomum e o que nos espera seja a irregularidade de um mes otimo e um mes pessimo. Mais falta informação para afirmar tal coisa alem de ser esta uma observação simplista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    Bem colocada tua opinião. O estudo ainda é muito recente mesmo nestes quase 3 anos e precisa mesmo de rodagem. Este tem como propósito tentar propiciar visão crítica e possível identificação de continuidade ou reversão na tendência do mercado a ser antecipada pelo fluxo do capital estrangeiro.

    Neste recente período de vigência e olhando o gráfico comparativo fluxo x ibovespa, o estudo já se fez eficaz pela antecipação de vendas por parte deles iniciada em Maio-07 e até mesmo pelo volume de vendas ocorridas em Jun/Jul-08, mas reitero que ainda é um estudo baby, mas nos últimos anos parece bem prudente.

    Abraços.
    Renato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.