domingo, 20 de dezembro de 2009

Mercado Futuro - Contratos futuros em aberto Ibovespa, Dólar e Juro 18/12/09

Mercado futuro ainda "tranquilo" mas acendeu luz amarela para continuação da tendência altista.

Comportamento na semana:

Históricamente sempre convivemos com ajustes naturais dos mercados, onde modismos aparecem a todo tempo e simplesmente de uma hora para outra se dissolvem. O termo da moda é a tal bolha, que pelo dicionário é definido como: corpo esférico formado pelo ar que se eleva à superfície dos líquidos.

Daí usando o trocadilho para o mercado, estes tais objetos se elevam sobre os investidores posicionados em compras movidas por falsas ilusões, trazendo valorizações excessivas para determinado produto. Quando o corpo esférico se dissolve leva, sem cerimônia, patrimônios e riquezas contruídas pela confiança neste que tem interior nulo.

De forma nenhuma estamos aqui para julgar se o mercado sobe ou desce, estamos para repassar comportamento dos investidores estrangeiros em nossa bolsa, já que infelizmente estes são, ainda, primordiais para formação de tendência em nosso mercado. Assim, ficamos sempre atentos aos movimentos ocorridos.

Pois bem, foi-se uma dessas bolhas dissolvidas esta semana no mercado futuro através dos contratos de Ibovespa. Conforme assinalado no gráfico, as posições em aberto compradas dissolveram após vencimento dá série na quarta, fazendo com que tivéssemos redução de mais de 50% no saldo comprador em relação a semana anterior.

Se observarmos o volume de contratos em aberto em vendas, continuam trabalhando na mesma zona e certa estabilidade que já perdura desde maio. Para os de compras, retorna aos níveis anteriores observados, sendo este ainda um alento a esta brusca redução de saldo comprador. Voltamos a trabalhar em nossa zona de congestão de saldo que vinha desde Maio.

Resumo da ópera: Gringolândia utilizou última série do ano no Ibovespa futuro para dar mais um UP em seus "pequeninos" ganhos em nossa bolsa em 2009.

No saldo dos contratos futuros de dólar, segue testando região de topo da congestão observada a meses, já podendo ser traçada uma linha de tendência altista neste derivativo.

A boa notícia da semana foi a continuidade de queda no saldo dos contratos de juros futuros, dando continuidade ao movimento iniciado após manutenção da taxa de juros pelo BC, perdendo linha de tendência altista de curto prazo e começando formar ampla zona de congestão.

Variações semanais:

* Ibovespa : Redução de 29.780 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 26.377.
* Dólar : Aumento de 57 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 96.130.
* Juros : Redução de 114.638 contratos no saldo de posição comprada - Saldo sexta: 603.449




Dúvidas em relação a dinâmica dos contratos futuros podem acessar tópico que trata sobre assunto com introdução breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.