terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fluxo Ibov, Petr4 e Vale5 - encerramento pregão 07/12/09

Ibov em seu segundo maior nível de preços do ano em base de fechamento, seguiu trajetória de fluxo positivo por parte da gringolândia (370milhões). Claro que o movimento de compra do Credit Suisse em gvtt3 (400milhões), foi interessante para que o fluxo terminasse positivo. Temos aí dois aspectos a considerar:

I) O topo do fluxo acumulado das corretoras estrangeiras que acompanhamos já trabalha acima do anterior desde 01/dez , conforme destacado no gráfico. Observamos então, adiantamento no movimento deles em relação ao índice, que ainda não superou seu nível máximo de preços.

II) Também estamos atentos ao recente movimento vendedor de Petr4 nestes últimos dias, o que já anda ocorrendo com Vale5 um bom tempo. Portanto estão com movimento de vendas em nossas ações de maior peso. Bom ficarmos ligados nesse movimento.

Divergência entre fluxo corretoras e investidores estrangeiros no dia 03. Volume muito pequeno. Até certo ponto "normal" para o baixo montante apurado ao final deste dia.

Petr4, completou quarto dia consecutivo de saída de fluxo (115milhões).


Vale5 seguindo tendência de vendas por parte da gringolândia, seguiu mais um pregão negativo em 49milhões, divergindo em relação aos preços.

2 comentários:

  1. Renatoos, parabéns pelo seu trabalho, faz tempo que acompanho e é muito bom mesmo, ajuda toda a comunidade.

    Mas hoje eu tenho um questionamento: você está analizando rompimento das corretoras estrangeiras, mas elas não refletem o movimento dos gringos, pois temos varias divergências. Não melhor você utilizar no gráfico os dados corretos dos gringos acrescentando somente as corretoras para os dois últimos dias (não disponibilizados pela bovespa).

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa João, obrigado pelo prestígio, mas veja o meu ponto de vista.

    Acho pertinente tua colocação mas tbém tenho ressalvas quanto ao questionado em relação a alguns aspectos veja:

    - toda sexta é postado o fluxo oficial do Ibovespa, divulgado pela BM&F/Bovespa.

    - todos os dias, postamos gráfico comparativo entre ambos e na grande maioria das vezes são bastante lógicos ao divulgado pelo oficial quanto ao lado comprador ou vendedor do dia.

    - mês passado fizemos um post a respeito dessa divergência entre ambas e que estamos de olho nisso.

    - Se vc der uma olhada na evolução do gráfico de preços do Ibovespa desde Maio e do fluxo dessas corretoras, que representam mais de 60% do movimento diário tbém conforme artigo escrito, você verá que realmente é prudente agente acompanhá-las.

    Por isto acho legal agente continuar nesta toada e sempre relatando essas divergências e publicando os gráficos relacionados para ficarmos atentos aos movimentos.

    Pena mesmo é que BM&F/Bovespa é muito atrasada na divulgação destes dados e divulga somente para o Ibovespa, excluindo os papéis individualmente. Agente tenta observa-los por estas corretoras gringas bem atuantes em nosso mercado.

    Não sei se deu para entender mas, se vc olhar nossos posts verá que sempre estamos buscando acompanhar esta relação entre corretoras e investidores estrangeiros, para sempre termos a visão correta do comportamento deles.

    De qualquer forma ficaremos sempre atentos a possíveis movimentos anormais que porventura venham a ocorrer.

    Grande Abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.