
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Plantão Mercado Futuro
Maiores detalhes na próxima análise mercado futuro que será publicada no final de semana.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
domingo, 24 de abril de 2011
Fluxo Ibov - encerramento semanal 22/04/11

Na evolução diária, com saída de fluxo do investidor estrangeiro iniciada em Janeiro deste ano, observamos que estes participantes encontram-se no mesmo nível de fluxo acumulado observado em Out/09.


Saldo oficial investidor estrangeiro em Abril, divulgado pela BMF Bovespa, acumula 1.3bilhão em vendas (até dia 18).

quarta-feira, 20 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Evolução diária: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Reflexão Mercado Futuro - Novos tempos, velhas práticas
Muito interessante vermos a atuação dos investidores estrangeiros durante o período recente em nosso mercado futuro, onde podemos traçar comportamento desde o período pré-crise 2008 até hoje em relação ao comportamento evolutivo do nosso índice Bovespa.

No final de Março de 2008, nosso mercado de capitais vivia ondas de crescimento e perspectivas bastante confiantes na continuidade do processo evolutivo para nosso índice Bovespa.
Pois bem, bastou recebermos o tão famoso Investment Grade que o comportamento exacerbou-se e pegou muita gente de "calça na mão", quando tivemos uma considerável crise imobiliária nos EUA que alastrou-se pela economia mundial.
Na ocasião, o comportamento dos investidores estrangeiros no mercado futuro já não estava demonstrando tal euforia. Observamos que trabalhavam com saldo de contratos futuros para Ibovespa rondando viés negativo que perdurou até final de Jan/09. Daí em diante foram positivos sempre, atingindo pico de saldo positivo em Dezembro do mesmo ano.
Desde então o apetite destes participantes foi diminuindo e posições compradoras passaram a se tornar vendedoras com fundo em Jun/10. Então, houve retomada de posições na ponta de compra atingindo praticamente mesmo nível alcançado anteriormente naquele Dez/09. Desde então, vendas retomaram a rotina destes participantes que ainda não cessaram este comportamento.
Diante dessas informações passadas na evolução do gráfico e entrada de novo contrato de negociação para Ibovespa futuro no dia de hoje, percebemos que ainda continuam importantes posições de vendas destes participantes com rítmo de negociações bastante próximos dos moldes efetuados em 2008.
Viés negativo com saldo rondando a casa dos 40mil contratos em posições de venda faz com que, por hora, qualquer perspectiva de evolução positiva consistente de nosso índice seja difícil de ser alcançada. Vamos de olho.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Fluxo Ibov - encerramento semanal 08/04/11

Na evolução diária, o fluxo acumulado dos investidores estrangeiros aproxima-se da região de topo observada em Out/09.


Fluxo oficial investidor estrangeiro, divulgado pela BM&F Bovespa, acumula em Abril (até dia 06) 14milhões em compras.

Fatos externos da semana 08/04/11
Portanto, percebe-se ainda que o mercado imobiliário ainda patina com industria em crescimento regionalizado ambíguo ao indicador geral, gerando reflexo ainda negativo no sentimento do consumidor. Por outro lado, este consumidor começa oferecer maior demanda com aumento dos seus gastos e um importante indicador desse termômetro será a divulgação nesta semana do resultado das vendas no varejo na quarta.
O destaque recente portanto veio do mercado de trabalho, que continua “despiorando” com criação de novas vagas dentro da média histórica tanto para o setor privado quanto no geral, diminuindo taxa de desemprego pelo quarto mês consecutivo.
Assim, comportaram-se positivamente os treasuries de curto e longo prazos durante a semana.
O indicador de volatilidade Vix fechou semana com leve alta após recuo nas semanas anteriores.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Evolução diária: Ibov, Petr4, Vale5, Bvmf3, Itub4, Ggbr4, Ogxp3
quinta-feira, 7 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Moeda americana: Segue o fluxo mundial
Com a economia americana em recuperação após tombo gerado no final da década passada e gigantesco custo para financiamento, os investidores globais continuam depreciando a moeda mundo afora.
Em nosso país esta trajetória não é diferente e o comportamento da moeda frente ao real segue se desvalorizando. Desde o pico dos 2,50 no final de 2008, foram cerca de 35% de correção em sua cotação.
Fizemos então um comparativo da atuação destes investidores estrangeiros no mercado futuro e observamos que também vão seguindo o mesmo caminho mantendo posições em aberto com saldo negativo. Abriram o mês de Abril com novos impulsos gerados na direção de queda.

Caso este comportamento fosse objeto de discurso do ex número um do país, seria algo tipo:
"... nunca na história desse país tivemos um real tão valorizado diante das ondas gigantescas que afetaram a bem conceituada economia americana. "
O fato é que a apreciação excessiva de nossa moeda frente a convidativa política monetária exercida atualmente tem algumas consequências complicadas. Vão precisar resolver esse embrolho.
terça-feira, 5 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Balanço - Março/2011
Após parada de fluxo comprador em Fevereiro e movimentação divergente conforme já mencionado no blog em relação a movimentação das corretoras estrangeiras acompanhadas, novamente os investidores estrangeiros encerraram período com saldo vendedor. Maior volume nesta direção desde Jan/10 que havia registrado 2.1bi em vendas.
O avanço extraordinario de fluxo iniciado em Setembro passado, não acompanhado pela mesma evolução dos preços e perspectiva de ajuste na política monetária interna, pode ter desmotivado este grupo de investidores que "adoram" atuar antecedentemente ao movimento do mercado. Como este ainda não foi optam pela cautela.
Interessante: Dos 6.4bilhões em compras acumuladas em nossa bolsa efetuada na arrancada de Set/10 com término em Jan/11, este grupo de investidores já vendeu 3bi, quase metade do movimento anterior.

Estão agora com 26 periodos vendedores contra 25 compradores deste início do estudo. Média de 2bi para os períodos compradores e 2.1bi para os vendedores.

Encerramos saldo oficial investidor estrangeiro no mês de Março com vendas de 1.7bi no acumulado conforme evolução diária abaixo.

Novamente divergência entre fluxo investidores x corretoras estrangeiras pelo segundo mês consecutivo.
Errata:
Fizemos correção em relação ao fluxo das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog para os meses de Jun/Jul e Out/2008, onde nosso sistema havia computado valores positivos para o fechamento mensal e o movimento correto foi da mesma intensidade, mas negativo.
