Derrocada mensal no fluxo !
Depois da retomada compradora em Agosto, setembro tivemos uma verdadeira derrocada no fluxo do investidor estrangeiro em nossa bolsa. Maior volume de retirada mensal desde Outubro/2008. O saldo do ano que vinha positivo durante os oito primeiros meses, agora trabalha no campo negativo e no menor nível desde Maio/2011.
Vale uma observação nesta debandada mensal, que grande parte do movimento foi atribuido à recompra de ações de Redecard pelo Itaú. A movimentação totalizou 10.4bilhões, sendo que boa parte destas ações estavam em poder de investidores estrangeiros, conforme comentado no blog na ocasião.
Nosso placar mensal desde o início do estudo está 37 a 32 a favor do movimento vendedor. Média de 2,05bi para os periodos compradores, contra 1,90bi dos vendedores.
Segue evolução diária do fluxo oficial estrangeiro em 2012 comparativamente com evolução do índice Bovespa. O saldo no ano está vendedor em 1,20bilhão de reais. (até 28/09).
Setembro terminamos com saldo negativo de 4,172bilhões, conforme evolução abaixo em relação ao Ibovespa.
Comparação mensal fluxo investidores estrangeiros x corretoras estrangeiras acompanhadas no blog divergentes para o período.
Detalhe: No cálculo para as corretoras estrangeiras acompanhadas, foi EXCLUÍDA a movimentação vendedora observada na OPA em Redecard por se tratar de operação pontual.
Para informação, este é o quinquagésimo sétimo mês do estudo e em quinze oportunidades observamos divergências. Isto nos demonstra ainda ser bastante interessante o acompanhamento do fluxo das corretoras estrangeiras escolhidas pelo blog em relação ao fluxo oficial estrangeiro divulgado pela própria bolsa.
Renatoos,esse saldo vendedor no mês de setembro,é provável que Outubro ainda caia,por se tratar dos estrangeiros defenderem sua posição vendida,ainda mais que muitos papeis deixaram gaps importantes para traz, diríamos que o o mercado agora se encontra em uma zona delicada?
ResponderExcluirOlá FPC,
ResponderExcluirComo teu comentário foi postado em nosso balanço mensal do fluxo estrangeiro, prefiro começar dentro desta perspectiva.
A correção recente no fluxo estrangeiro desde o topo em Jan/12, interrompeu aquela onda compradora pujante iniciada em Fev/09.
Assim estamos desde 2007 sem computar "NENHUM" dinheiro gringo "NOVO" na Bovespa. O mesmo acontece para o índice, que movimenta-se desde então com grande lateralidade. (Com exceção de 2008/2009 ajudado pelo fluxo).
Aproximando a perspectiva, o fato de Setembro ter interrompido uma retomada de sentido ascendente no fluxo, coloca uma luz amarela no caminho. (por mais que grande parte do volume total vendido tenha sido gerada através de uma operação pontual).
Estas vendas continuam acontecendo e enquanto não houver retomada consistente das compras por estes participantes, fica difícil traçar um cenário mais positivo para a continuação de alta em nosso mercado.
Por isto é bastante prudente agente ficar atento ao comportamento deles a todo instante, pois a bolsa é nossa, mas quem manda são eles.
Grande abraço.
Entendi,obrigado Renatoos,sempre acompanho seu blog que aliás é muito bom o trabalho que vc faz,grande abraço...
ResponderExcluirFPC,
ResponderExcluirObrigado pelas palavras. É um baita combustível. Bom contar contigo aqui no nosso espaço. Ajude-nos a divulgar o trabalho para as pessoas que conhece.
Grande abraço.