sábado, 29 de maio de 2010

Fluxo Ibovespa - encerramento semanal 28/05/10

Será que o grito ajudou ???? (risos)

Fechamos semana com fluxo positivo de 577milhões por parte da gringolândia através das corretoras estrangeiras acompanhadas no blog, iniciando trajetória ascendente após período lateral observado anteriormente.

No fluxo investidores estrangeiros, conforme já havíamos percebido na quarta(26) pela movimentação das corretoras estrangeiras acompanhadas, tivemos retorno de volume comprador e "recuperamos" nível de fundo perdido para fluxo acumulado no ano. Interessante é que com essa perda anterior, as compras serviram para anular movimento, sugerindo continuidade de atenção redobrada nesta faixa com acompanhamento de evolução.

Contabilizando movimento vendedor verificado no período de 09/Abr a 25/Mai, foram 5.05bilhões neste sentido. Fazendo analogia com volume comprador nos doze meses de 2009, foram cerca de 25% em pouco mais de um mês e meio.


Saldo oficial investidores estrangeiros em Maio, divulgado pela BM&F/Bovespa (até dia 26), acumula 2.193bilhões em vendas.



* Por norma interna da BM&F/Bovespa, os dados oficiais dos investidores são sempre divulgados com dois dias úteis de atraso.

2 comentários:

  1. Por favor, dúvida constante de muitos e de certa forma motivo de confusão frequente. Qual as diferenças entre investidores estrangeiros e corretoras estrangeiras ? Pergunto pois sabemos que muitas corretoras e investidores estrangeiros operam por vezes por outras corretoras tanto estrangeiras e brasileiras ao mesmo tempo. O viés criado é muito grande e, ao meu ver, pode-se até fornecer ao mercado a idéia que se está comprando algo mas está vendendo, ao mesmo tempo, mais ainda por outra corretora (brasileira ou estrangeira). Grato !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandro,

    Fico muito feliz em ter você aqui em nosso espaço e convido-o para dar uma lida em nosso marcador "Reflexões sobre mercado" onde lá possuímos alguns posts com estudo detalhado sobre comportamento de ambos ao longo do tempo.

    A função para tratar de ambos no blog é questão de agilidade da informação, onde na grande maioria das vezes apontam o mesmo sentido para o fluxo.

    Infelizmente a informação oficial só é dada para o fluxo geral da Bovespa e não por ativo. Mesmo assim com dois dias úteis de atraso. Já BMF trata dos contratos futuros com maior agilidade, divulgando informações dos investidores estrangeiros todos os dias a noite e nos ajuda imensamente para análise semanal do mercado futuro.

    Aproveitando esta correlação, fazemos também o estudo separadamente para os ativos cobertos no blog através das corretoras estrangeiras escolhidas.

    Espero ter ajudado nos esclarecimentos.

    Abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.