quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"Bandidos" e "Mocinhos" da gringolândia: Saldo Dezembro, anual 2009 e visão de 2008

"AND THE OSCAR GOES TO ... "

Terminamos 2009 e conseguimos extrair de nossa bolsa muitas alegrias, muitos trades a favor da tendência e alguns de prazo curtinho até mesmo contra a maré de acordo com ativo escolhido. Devemos mesmo agradeçer nossos "amigos" da gringolândia que ajudaram a calçar esta tendência durante todo o ano.

Dezembro foi o décimo-primeiro mês de saldo comprador por parte "deles", totalizando 1.6bi. Temos agora é que observar a recente divergência entre corretoras e investidores que já estamos de olho vivo.

Agora respondendo a frase: "And the Oscar goes to ...... Credit Suisse, que manteve a liderança em compras para o mês de Dezembro com 1.4bi e também no ano de 2009 com 9.1bilhões, conforme gráficos abaixo.




Já na ponta do desespero de 2008, onde houve forte tendência de baixa para o índice iniciada em Maio, a frase seria "And the Oscar goes to .... Morgan Stanley, que terminou 2008 com a bagatela de 9.9bilhões em vendas conforme abaixo.


Para finalizar segue nosso gráfico comparativo do volume negociado na Bovespa e pelas corretoras estrangeiras que acompanhamos.

Tivemos em Dezembro terceiro maior volume na Bovespa desde Jan/08 com 130bilhões, perdendo somente para Maio/08 (141) e Outubro/09 (138).

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelos seus esforços neste 2009 em manter o site atualizado todos os dias e espero que continue com este ótimo trabalho que vc tem feito. Um feliz Ano Novo para vc e seus familiares.

    Leonardo Sbardelotto

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos seus esforços neste 2009 em manter o site atualizado todos os dias e espero que continue com este ótimo trabalho que vc tem feito. Um feliz Ano Novo para vc e seus familiares. [2]

    ResponderExcluir
  3. Interessante este esforço, mas eu creio que quanto mais gente souber a respeito do movimento dos estrangeiros, talvez isso acabe fazendo com que eles acabem escondendo este seu movimento operando através de corretora nacionais, como parece estar ocorrendo neste últimos dias. Ou tentando implementar no mercado brasileiro operações via "Dark Pools", como ocorre no mercado internacional, ou via "Algoritm Trades", como já está começando a ocorrer aqui também.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.